Bom estou meio eufórica pois acabei de ler o livro e assistir ao filme. Assim mesmo, seguido. Quando o ganhei, subestimei o livro, achando que era mais uma história alá Casamento do Meu Melhor Amigo (filme), já que ele também já tem sua versão para o cinema. Mas é tudo muito diferente. 

Começando com a narrativa em 3ª pessoa, estou começando a me acostumar com isso ;s o livro conta a história de dois recém formados, Emma Morley e Dexter Mayhew. Tudo muito normal, Emma é a garota nerd que sempre foi apaixonada secretamente pelo cara popular, Dexter. E no dia de sua formatura, ela tem enfim sua oportunidade com ele, em 1988. A história dos dois começa a ser contada um dia depois do grande dia de suas vidas, dia 15 de julho de 1988. E com isso surge uma pergunta que nos leva para o resto do livro. O que estaria acontecendo com eles em 15 de julho de 1989, e no outro ano e assim por diante? 


David Nicholls nos mostra a construção de duas vidas,  diferentes e parecidas ao mesmo tempo. Duas pessoas completamente apaixonadas um pela outra, mas que não sabem se isso é realmente o certo. Dois grandes amigos. 
Dex & Em. Em & Dex. 
Dois jovens adultos, recém formados, com muitos sonhos, porém, sem conseguir coloca-los verdadeiramente em prática. 

Emma virou-se rapidamente, caminhou até ele e puxou seu rosto contra o dela, o rosto quente e úmido encostando no dele, falando depressa  e em voz baixa no seu ouvido, e por um instante de glória Dexter pensou que seria perdoado. - Dexter, eu te amo muito. Muito, muito e provavelmente sempre amarei. - Os lábios dela encostaram no rosto dele - Só que eu não gosto mais de você. Sinto muito. 

No livro passamos junto com eles, por momentos tensos, alegres, felizes, maravilhosos, trágicos... Vemos Emma começar do zero, e Dexter ir parar no zero.

Emma, sempre se menospreza. Nunca pensa que esta bem  e sempre que esta em uma conversa se coloca para baixo, as vezes de uma forma irônica e divertida, mas sempre se menosprezando. Ao seu contrário Dexter sempre se acha o melhor, chamado de ''o menino de ouro'' por alguns e sempre classificado como superficial.
Ao passarmos por vários períodos da vida deles, podemos ver os dois crescerem em pontos diferentes, confesso que desde o inicio do livro me identifiquei com Emma, e seu jeito de ser, apaixonada por livros, tendo um amor ''não correspondido'' essas coisas de garotas -q. E também amei Dexter por ele ser ele mesmo, desleixado e ao estilo curtindo a vida adoidado!
Os dois passam de jovens adultos desleixados, sempre empurrando o futuro com a barriga a adultos que precisam, urgentemente de alguma coisa onde se agarrar, alguma coisa que os deem um motivo pra seguir em frente. 

Vou parar de falar antes que eu solte algum spoiler... Bom, posso dizer que amei o livro e que ao mesmo tempo me decepcionei com ele. Não é um livro de felizes para sempre, o que acontece com a maioria dos romances, mas com o decorrer da história entende-se o porque do seu fim. Recomendo-o e dou 4 estrelas para ele.

Classificação final:

 

Título: Um Dia
Autor: David Nicholls
Páginas: 416
Tradutor(a): Claudio Carina
Editora: Intrínseca


4 Comentários

janninha disse...

Oie
Adorei a resenha , e ouvi falar muito bem do livro..
quero muito ler ele .

ah , meu blog recebeu um ''selo de qualidade'' e estou recomendando o seu blog também ...
confere lá :

http://alemdoqueselee.blogspot.com/2012/02/selo-de-qualidade.html

beijos

Juliana Pires disse...

Eu ouço tanto elogio para esse livro, mas tenho tanta coisa para ler que tive que deixar ele guardado por um tempo. Sei que o final é meio triste, mas mesmo assim quero ler. Otima resenha.

Matheus Braga disse...

Eu quero MUITO ler esse livro antes de ver o filme, mas eu nunca tenho tempo. Espero em breve estar conseguindo cumprir minhas metas para poder ler o que realmente quero alem dos de parceria. Adorei sua resenha e ela só me deixou com mais vontade.....srsr

Abraços,
http://www.vidadeleitor.com/

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Caroline!!
Adorei a sua resenha!!
Eu comprei este livro com a versão da capa do filme e estou louca para ler, só não sei ainda quando por causa dos livros de parceria.
Só tenho visto ótimos comentários a respeito pela blogosfera.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Deixe um comentário