[RESENHA] Questões do Coração

7/11/2012 Carol Oliveira 0 COMENTÁRIOS

Quando comprei Questões do Coração, eu tinha pouco conhecimento sobre a Emily Giffin. Na verdade comprei o livro porque ela era o tema do encontro do clube do livro que estou tentando participar a meses. Acabou que por motivos familiares não pude ir no encontro de novo, mas acabei me interessando mais pelos livros da Emily e com isso acabei descobrindo que alguns de seus livros tem algumas ligações, como personagens que aparecem nas duas histórias e por aí vai. Isso é o que acontece com

O Noivo da Minha Melhor Amiga, Presentes da Vida e Questões do Coração (se alguém souber de mais algum livro que se encaixe ai, só falar nos comentários )onde pelo que pesquisei, pois ainda não tive a oportunidade de ler os outros livros dela, aparecem personagens dos três livros. 


Portanto, se já leram bastante sobre a autora ou se interessaram pelos livros, indico que comecem por O Noivo da Minha Melhor Amiga, e sigam a ordem de lançamentos... kkkk E não façam igual a mim e comecem pelo "meio".
Mas voltando, a Questões do Coração. Se gosta de livros com temas mais adultos, com abordagem a temas polêmicos, como traição, pode correr e comprar/ler.

Nesse livro somos levados a Boston, onde a família "perfeita" de Tessa e Nick Russo vivem. Perfeita aos olhos de seus amigos e vizinhos, pois nenhuma família é perfeita. Tessa, uma dona de casa que passa a dedicar todo seu tempo aos filhos, casa e marido, Nick, esse que é um renomado cirurgião plástico infantil, e por isso sempre tem que se ausentar em momentos familiares, Tessa, nunca ligou para isso, pois quando havia casado com Nick, já sabia que sua vida seria assim, até suas vidas mudarem drasticamente, quando somos apresentados a Valerie, que é mãe solteira e batalha a vida toda para dar tudo do bom e do melhor a seu filho Charlie, e é quando ele sofre um trágico acidente que Valerie entra na vida do casal Tessa e Nick. Bom, por aí já dá para imaginar o que acontece.
"– Você nunca faria isso com a Rachel. Faria?
– Nunca – ele disse com toda certeza do mundo. – Jamais.
– Mas... você...
– Eu sei – ele me interrompeu. – Eu sei que já traí, mas não a Rachel. – E ele parou subitamente, provavelmente percebendo o que sua insinuação queria dizer. Que ele não trairia sua esposa, o amor de sua vida. Que não se trai o verdadeiro amor de sua vida.
– Certo.
– Olha – Dex disse, tentando corrigir –, não estou dizendo que o Nick não te ama. Tenho certeza que sim... Mas isso... isso é simplesmente...
– O quê? – perguntei me preparando.
– Isso é simplesmente imperdoável."
Esse é um livro que as personalidades das personagens é bem marcada, bem distinta. E onde também vemos os dois lados de uma traição, e também que ela não é feita só pelos que traem, mas também por aqueles que são traídos, pois sempre é uma junção de coisas, ditas e não ditas. Sobre os personagens, os irmãos de Tessa e Valerie, são importantes. O da Tessa, (é o ''spoiler'' de O Noivo da Minha Melhor Amiga) é casado e tem o casamento que Tessa se espelha, e tem até um pouco de inveja. Já o irmão de Valerie, Jason, é seu porto seguro, e mesmo sendo gay, o homem da vida de Charlie, antes de Nick. Nick, posso dizer que mesmo já imaginando tudo antes de começar a ler o livro, eu começo gostando dele, e até mesmo no final eu ainda gosto dele. Ele é um pai que ama seus filhos, e que no final de tudo assume seus erros, um pouco tarde, mas assume, e o admiro por isso.Sobre as duas protagonistas, aaah, até esqueci de dizer, o livro é contado da seguinte forma, um capítulo na visão da vida de Tessa e outro na de Valerie.

Confesso que gosto mais da Tessa, mas admiro e também gosto da Valerie. Acho que se juntasse as duas personagens teríamos a heroína perfeita. Todo livro tem aquelas personagens que nos dá ódio até dizer chega, então, em Questões do Coração essa personagem é a Romy, a causadora de tudo, podemos chamá-la assim! Ela cria todo o disse-me-disse e ainda quer se passar por vítima. As crianças, todas ótimas, com atitudes que não esperamos de crianças com tão pouca idade. Adoro Ruby, a filha mais velha da Tessa e do Nick, ela é de mais!

"Mas, quanto mais tentava tirá-lo de sua cabeça, mais sentia falta dele e de tudo relacionado a ele. Seu nome iluminando a tela de seu celular, sua voz, suas mãos, seu sorriso. E, principalmente, sentia falta da sensação de que algo especial estava acontecendo em sua vida, de que ela era especial."

Bom posso ter esquecido de algum personagem, mas também não quero entregar o livro todo, né?E como disse, quem gosta de livros com uma história que pode ser considerada real, corra e leia Questões do Coração!

Classificação final:
 


Título: Questões do Coração
Autor(a): Emily Giffin
Páginas: 438
Tradutor(a): Paula Gentile Bitondi
Editora: Novo Conceito