[RESENHA] Tiger's Saga #4: O Destino do Tigre

6/15/2013 Jessie 3 COMENTÁRIOS

Não é de hoje que venho falando dessa série para os leitores do blog, sempre falando sobre suas muitas qualidades e esse livro, que fecha a história, deixou-me mais que feliz de ter apostado todas as minhas fichas na Colleen. Pela primeirava vez em anos uma série não terminou de uma forma frustrante para mim.

Para quem ainda não leu os livros anteriores (principalmente A Viajem do Tigre) pule direto para a minha opinião pois há spoilers deles nesta resenha.


Depois ser sequestrada por Lokesh no final do livro anterior, Kelsey está completamente desesperada, como se estar com o cruel feiticeiro não fosse o bastante estar totalmente desarmada ela acaba por descobrir o quais são os planos dele para seu futuro: Lokesh quer que a garota gere um filho (homem!) para herdar o império que ele planeja construir.
— Kelsey, meu sangue lateja e meu coração dispara quando você está perto. Tenho que fazer um esforço para me conter e não tocá-la. Não tomá-la nos braços. Não beijá-la. Quase prefiro ser torturado por Lokesh novamente do que ser atormentado todos os dias assim ao vê-la com Kishan.
Engoli em seco e desviei os olhos daquele homem lindo. Meu olhar pousou em nossas mãos entrelaçadas cobrindo seu coração. Senti o batimento cardíaco de encontro à minha palma e às pontas dos dedos.
Tremendo, sussurrei:

— Sinto muito.

Para atrasar os planos do malfeitor ela propõe casamento a ele (argh!) e claro que alguém com um ego tão gigantesco não recusaria, na noite em que deveria se casar com Lokesh os seus príncipes encantados vão salvá-la e ela vai embora do castelo em que estava sem nem olhar. Durante o caminho ela de volta para a casa de Ren e Kishan ela descobre que o Sr. Kadam e Nilima estão desaparecidos e que o rastreador deles não registra nada, juntando isso com a última imagem que ela tem dos dois, Kadam entrando na frente de um arpão para que não acertasse a neta, a deixa ainda mais preocupada.

Logo depois do trio chegar em casa ficam ainda mais preocupados por não conseguir encontrar nenhum sinal dos desaparecidos, mas poucos instantes depois eles acabam entrando pela porte da frente, ambos parecem estar exaustos mas fisicamente bem. Os dias se passam e Kells acaba notando o quanto o Sr. Kadam está diferente, cansado e emocionalmente distante de todos. Ele não pede ajuda da garota na tradução da quarta (e última!) parte da profecia como costumava fazer e passa pouquíssimo tempo com os outros. Nada disso parece ser um bom sinal.

Há certas coisas que ficam mais claras para eles depois de três partes da maldição serem quebradas. Cada uma das etapas tem relação direta com um elemento da natureza (desta vez tem relação com o fogo), sempre devem procurar por um templo de Durga antes de embarcarem na nova jornada, há sempre uma oferenda a se fazer e presentes a se ganhar, mas acima de tudo, assim que uma parte da profecia é quebrada os príncipes ganham mais seis horas e, como já passaram por três, quando passarem por mais esse desafio eles agora poderão ser humanos por 24 horas. Mas nada acontece sem um sacrifício e será que eles estarão dispostos a pagar um preço tão alto? E quanto à Kelsey, será que finalmente vai conseguir fazer seu coração se decidir de uma vez por todas?
— Alguma coisa está, sim, preocupando o senhor. Não confia em mim?
Ele deu um suspiro profundo.— É claro que confio. É... é em mim que não confio. Há algumas coisas neste mundo que a pessoa deve enfrentar sozinha. — Ele inclinou a cabeça e me estudou. — Posso ter a ousadia de lhe fazer uma pergunta pessoal Srta. Kelsey?
— Quando fiz que sim com a cabeça, ele prosseguiu: — Se seu filho estivesse aprendendo a andar, a senhorita o pegaria no colo e o carregaria todas as vezes que em que ele caísse ou o encorajaria a continuar tentando?
— Eu o encorajaria a tentar, é claro.
— E se visse cacos de vidro pontiagudos por perto, limparia o caminho para ele?
Sim.
E se seu filho ficasse preso numa casa em chamas? O que faria nesse caso?
Sem hesitação ela respondeu:
— Eu entraria correndo na casa e o salvaria.— Sim, faria isso. Apesar de se colocar em risco, a senhorita iria se esforçar para proteger aqueles que lhe são preciosos. — Ele sorriu. — Era isso que eu precisava ouvir. A senhorita me proporcionou um  grande conforto, Srta. Kelsey 

Nos últimos anos tem cada vez mais autores por aí e suas narrativas nem sempre são tão originais assim, verdade seja dita: a maioria dos livros que leio parecem ser absolutamente iguais. Como já disse, no começo eu nem queria ler a série, mas acabei decidindo que daria uma chance e me apaixonei e posso dizer que das séries que leio nos últimos tempos essa está no meu top 3 quando. Só para que vocês saibam: já li duas vezes esse livro e chorei nas duas.


É muito difícil para mim comentar o turbilhão que passei durante a leitura dessa série e porque simplesmente amo tanto todas as personagens (gosto até a Randi e o Lokesh... bazinga!), a narrativa e todo o misticismo criado é indiscutivelmente genial e por mais que algumas pessoas possam não ter gostado, devem dar esse crédito à Colleen. Sem falar que ela arriscou muito ao desenvolver um livro que dominado por uma cultura que não seja a sua, sim ela fez muita pesquisa, mas ainda poderia ter errado bastante, mas felizmente aconteceu justamente o oposto, o brilhantismo da autora e a complexidade de sua pesquisa se mostra em cada página.

Sobre o nosso trio principal eu preciso dizer que amo todos os três. Por mais que a Kells seja uma personagem que me irritou em várias passagens durante os quatro livros, ela tem sua determinação inabalada quanto a causa dos tigres e acabou por amar a todos, ainda que seja insegura quanto ao amor que sente por Ren ela reconhece isso e tem seus motivos para se recusar a aceitar. Por outro lado temos o próprio príncipe Dhiren que é um dos meus amores literários, decido, implacável e romântico ao mesmo tempo, fiquei apaixonada por ele no primeiro livro, exatamente o oposto do que aconteceu com Kishan. Quando estava no segundo livro, que conheci melhor a personagem e vi que ele também era maravilhoso foi que me rendi a ele. E como é? Meninas se vocês tivessem dois homens como eles ao seus pés como é que se sentiriam em dúvida? 

Você precisa aprender a ter paciência no que diz respeito a mulheres e deusas, meu tigre de ébano.
— Per
doe-me, Deusa — Kishan rapidamente se desculpou e se curvou, cavalheiresco.
A sugestão de um sorriso surgiu no rosto dela.
— Aprenda a amar o momento em que se encontra. Valorize suas experiências, pois momentos preciosos passam rápido demais por você e, se estiver sempre correndo em direção ao futuro ou ansiando pelo passado, irá se esquecer de desfrutar e apreciar o presente.
— Irei me esforçar para me manter atento a cada palavra que passa por seus lábios, minha deusa.— Se ao menos você fosse sempre tão... devotado — disse ela.
Ren pegou minha mão para me consolar enquanto meu namorado jogava charme apara a bela deusa.

O Sr. Kadam é um caso à parte e merece, por isso, um parágrafo só pra ele. Ele é o personagem que me fez chorar nesse livro durante quatro capítulos inteiros, simplesmente não conseguia fazer as lágrimas pararem de rolar umas atrás das outras enquanto lia. Acho que gosto tanto dele por me lembrar um bocado alguém que eu mesma amo, então àquelas pessoas que também gostam dele: vocês vão chorar bastante. Na verdade, agora que estou pensando melhor, esse livro me fez chorar bastante, tudo nele é muito emocionante para o leitor.

A diagramação é como a dos livros anteriores e a arqueiro caprichou bastante em tudo, podem ter certeza, inclusive na tradução (sei porque li o livro em inglês!). Não tive a oportunidade de ver como é o hardcover de Tiger's Destiny de perto, mas já me disseram que é muito perfeito, porém quando paro pra reparar as imagens da capa eu prefiro a nacional por ser mais vibrante. O que vocês acham?


O quinto e último livro da Tiger's Saga não tem data para ser publicado lá fora, ainda mais agora que a Colleen deixou de escrevê-lo para começar uma nova saga que, até onde eu sei, tem a cultura egípcia envolvida, mas não há qualquer outra informação. Tiger's Dream não tem nem sinopse ainda, mas nós fãs acreditamos que seja um livro que aconteça muito antes antes ou depois dos fotos que são narrados nos quatro livros, já que O Destino do Tigre realmente fecha a narrativa. Uma notícia boa é que os direitos de A Maldição do Tigre foram comprados e o filme tem estreia prevista para 2015. 

— Aquilo foi totalmente impróprio! — Ren disse rispidamente ao irmão e acertou-lhe um soco na cara. 
Kishan esfregou o queixo e fuzilou Ren com o olhar. 
— Se você se tratar Kelsey assim outra vez, vou fazer mais do que tentar enfiar um pouco de juízo nessa sua cabeça. Acho bom pedir desculpas a ela. Fui claro, irmãozinho? — Ren continuou com seu discurso.
Os olhos de Kishan se arregalaram, e então ele assentiu docemente.

— Ótimo. Vamos esperar por vocês lá fora, Kelsey
— disse Ren e saiu, seguidopelo Sr. Kadam.

O final dessa saga foi desesperador para mim, ficava o tempo todo pensando com quem a Kells terminaria e o que aconteceria com o outro irmão. Ren ou Kishan? Qual dos dois príncipes indianos teria o seu final feliz com a garota que amava? O fim foi surpreendente, mas me deixou muito feliz por ter acontecido dessa forma.

Bom, faz pouquíssimo tempo desde que conheci a série e menos ainda que a finalizei, mas é com certeza um daqueles livros que vou reler sempre que puder só pra reviver a magia que está em suas páginas e por isso dou cinco estrelas para ele.

Classificação final:
 



Título: O Destino do Tigre
Série: Tiger's Saga
Livro: #4 
Autora: Collen Houck 
Páginas: 400
Tradutor (a): Raquel Zampil
Editora: Arqueiro

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a resenha Jessie, vc escreve mto bem e a resenha ficou ótima e os quotes q vc escolhe são sempre maravilhosos.
Eu amo esse livro e acho q foi a melhor conclusão q li nos últimos tempos.
Preciso falar q o blog tah lindo, vcs capricharam mto nesse lay

Kamy

Mayara Silva disse...

adorei, mas quero saber com quem a Kelsey termina se é com o Ren, Kisham ou nenhum dos dois!!! pooooooooooor favooor me respondaaa!!!!!!!!!!!!

Mayara Silva disse...

adorei, mas quero saber com quem a Kelsey termina se é com o Ren, Kisham ou nenhum dos dois!!! pooooooooooor favooor me respondaaa!!!!!!!!!!!!

Obrigada por compartilhar conosco a sua opinião