Oi! Pra vocês que assistiam aos filmes de contos de fadas da Disney e se iludiam achando que a vida ia ser mole quando crescessem: leiam a Saga Encantadas, de Sarah Pinborough, que a dor da ilusão passa. No primeiro volume, Veneno, conhecemos uma madrasta com motivos para ser má e uma princesa não tão inocente quanto deveria ser.

Lilith era princesa num reino onde precisava esconder seus poderes mágicos de seu pai, assim como sua mãe. Quando ele descobriu sobre sua magia, a "castigou" casando-a com um rei tão velho que tinha uma filha quase de sua idade. Ela acaba se tornando uma pessoa totalmente ressentida com a vida que leva: um marido velho e nojento, constantes comparações feitas em relação à ela e à antiga rainha, além da vida fácil que Branca de Neve, sua enteada, leva bem debaixo do seu nariz.


A filha do rei é amada por todo o reino, que vive a dizer que ela herdou a bondade e beleza da mãe. Branca de Neve, apesar de ter cara de realeza, não se comporta como tal na maioria das ocasiões. Não queria saber de se casar e usar espartilhos, mas sim de cavalgar com suas calças, nadar livre, leve e nua e perambular com anões pela floresta.

Não é como se Lilith não gostasse de Branca de Neve, mas ela achava a jovem mimada e selvagem demais pra sua posição. Após a partida do rei para uma guerra e um mal-entendido com a enteada, ela decide que sua única opção seria tomar conta do reino e fazer com que seus súditos a temessem tanto quanto amavam Branca de Neve.

Eu sou uma fã looouca de Once Upon a Time, e quando ouvi falar dessa trilogia só conseguia pensar no quanto queria lê-la, só conseguia falar sobre ela e estava ficando louca de tanta vontade de ler! O que mais me atrai em OUAT é a forma como conseguem misturar perfeitamente todos os contos de fadas, e nesse primeiro livro, além de vermos a história de Branca de Neve, vemos Aladdin (sua breve participação é vista de um ângulo totalmente oposto da história da Disney) e João e Maria. Quanto a isso de juntar várias histórias, não achei que chegou a ser lá grande coisa nesse volume, e espero que com os próximos melhore. Pelo menos só nesse ponto que fiquei decepcionada.

Pelo que andei olhando, parece que bastante gente chegou a achar Veneno o pior dos três livros da saga, por isso li sem esperar grande coisa, e acabou que gostei muuuuito! Tomara mesmo que esse seja o pior, assim já sei que os próximos serão muito melhores. A leitura é super sem enrolação, vai direto ao ponto do começo ao fim, o que a faz fluir muito bem. E o mais surpreendente, e que te faz querer ler mais e mais e mais: príncipe e princesa não têm um final feliz, mas sim um final que parece estar longe de acabar!


REPENSE SEUS VILÕES.

Título: Veneno | Série: Saga Encantadas | Páginas: 224
Autor(a): Sarah Pinborough | Tradutor(a): Edmundo Barreiros | Editora: Única

Deixe um comentário