Oiiii genteeee, então hoje estou aqui para contar para vocês um pouquinho sobre o livro da autora Ana Faria: Um Ano Bom. A Ana é daqui de BH e eu a conheci em um evento da Liga de Autores Mineiros (que nós já falamos sobre eles aqui) e agora finalmente posso falar para vocês sobre o que é o livro e o que eu achei da história, então vamos falar do que realmente interessa né? Rs

Um Ano Bom conta a história de dois adolescentes no ultimo ano do ensino médio: Christopher e Clara. Chris é um aluno querido, popular e que vive cercado por amigos e garotas. As coisas no mundo confortável de Chris mudam quando uma nova garota entra em sua turma, uma garota completamente diferente daquelas que ele estava acostumado e que despertou nele um interesse que nenhuma outra garota até então fora capaz de despertar, da mesma maneira que causou sentimentos que ate então lhe eram desconhecidos.


A principio Chris e Clara parecem ser incompatíveis, de mundos diferentes e com interesses diferentes, e isto porque antes mesmo de se conhecerem Clara o julga idiota como toda a classe de populares que ela conhecera até então. Depois de muito insistir em conversar com a colega de classe que insiste em evitá-lo Chris tem a oportunidade de conversar com Clara fora dos olhares atentos dos colegas de escola, e então mostrar a garota que tanto o encanta que ele não é o idiota que ela o julga ser.

A história gira em torno do mundo de Chris e Clara, dos problemas que os dois precisam enfrentar juntos e daquilo que eles precisam enfrentar em suas vidas particulares, Clara tem uma história forte marcada por diversas coisas que acontecem muitas vezes perto de nós sem que percebamos a fora os problemas que toda história de adolescentes tem, Clara se mostra muito madura, embora tenha alguns problemas para controlar as emoções (não posso julgá-la, pois entendo muito bem como é difícil controlar emoções fortes rs), e quando ela acha que tudo está perdido e que não pode confiar em ninguém, é que Chris mostra que está lá por ela.

É uma história daquelas em que normalmente lemos quando estamos no colégio, e acredito que o foco do livro realmente seja este, mas os temas são sempre atuais e nos mostram que em todas a fases de nossas vidas poderemos nos deparar com situações daquele tipo, claro que enxergaremos com uma maturidade diferente, mas ainda assim são situações que parecem que sempre irão acontecer: bullying, julgamentos antecipados, preconceito por conta de com quem a pessoa anda ou como ela se veste, violência, abandono, etc. São temas que quando lemos sempre nos lembramos de algo que acontece ou aconteceu com  a gente ou com algum conhecido.

A leitura é muito tranquila, os personagens são bem escritos (embora acredite que alguns poderiam ter sido mais explorados), a trama é muito bem desenvolvida e nos da aquela sensação de que precisamos de mais um pouco daquilo para seguir em frente rs.


Gostei muito da história e da maneira como a autora discorre sobre assuntos que quando paramos para pensar são bem delicados, mas o recado fica e é realmente incrível :D 

Título: Um Ano BomPáginas: 231 | Autor(a): Ana Faria Editora: Ases da Literatura

Deixe um comentário