[RESENHA] Crônicas de Táiran #1: Sentinela

9/07/2016 Aninha Goulart 12 COMENTÁRIOS

Oiii amores, hoje nos vamos falar um pouquinho sobre Sentinela, da nossa parceira Thais Lopes, aquela mesma que escreveu O Ciclo da Morte (para ver a resenha é só clicar aqui), mas este livro é um universo completamente diferente, são histórias distintas, então não imaginem encontrar o mesmo padrão de história aqui, pois ainda que este mundo seja proporcionalmente apaixonante, ele é completamente diferente.

Ionessen é um mundo marcado por guerras onde a magia é comum e a tecnologia controlada, onde os erros do passado não são esquecidos e suas consequências demorarem séculos ate serem percebidas.


Desde a criação do Reino C’erit, seus portões de então nunca foram atravessados, ninguém sabia o que acontecia  dentro do Reino, e qual o destino de seus habitantes que tempos atrás haviam se isolado para construir um novo lar. Por isto até mesmo os Guardiões se surpreendem com a chegada de uma mensagem enviada do Reino.

A Arqui- Guardiã  Aila é enviada em resposta ao chamado. Mas nem mesmo uma vida inteira na cidade- fortaleza dos Guardiões a preparariam para o que precisará enfrentar: traição, uma nova ameaça a Ordem e um homem capaz de abala- lá.

A história tem aquela pegada de ficção cientifica e talvez isto possa te deixar um pouco receoso de ler o livro, caso não seja seu estilo, mas não deixe que isto te impeça de ler, porque eu particularmente não gosto muito e ainda assim me apaixonei por Sentinela, porque a história é leve de um jeito que eu nunca achei que um livro deste estilo fosse ter e a história te prende de uma maneira desesperadora (daquele tipo que você para de fazer só para saber o que irá acontecer).

O mundo é muito bem detalhado, o que torna fácil se imaginar circulando por aquele ambiente, vivendo aqueles dramas e lutando as batalhas junto com os personagens. Cada ambiente em que a história se passa é bem descrito e a maneira como cada um se envolve na trama é muito bem encaixada.

Os personagens são todos importantes, ate mesmo aqueles que aparecem meio que em plano de fundo, porque todos eles são bem descritos e eu percebi uma participação bem fechadinha (daquele tipo em que o personagem está ali para um determinado momento, ele faz o que tem que fazer e quando ele sai de cena você não fica sentindo que faltou algo), mas obviamente tem-se aqueles personagens pelos quais nos nós apaixonamos não é mesmo? E como eu sou a louca dos crushs literários (tenho um em praticamente todo os livros que eu leio), aqui não poderia ser diferente não é mesmo? Então vamos falar um pouquinho de quais eu achei mais importantes (podem não ser todos os que são realmente importantes para a história ok? São só os que eu realmente amei <3) e o que eu mais gostei neles:

Aíla- é a Arqui-Guardiã mais incrível, perdendo só para a Krisla (mas quando lemos vemos que é obvio o motivo rs), enfim ela não é só uma Guardiã bem treinada e forte, que sabe do que é capaz e o que tem fazer sem ficar com aqueles mimimis irritantes que muitas personagens principais tem. Ela é forte porque ela tem medos e receios, ela luta a todo tempo com o seu passado, fazendo o máximo possível para não deixar que seus medos a impeçam de fazer algo no futuro, mas em resumo ela é incrível!

Kai- é o Rei C’erit, que admito: a principio eu achei que ele seria o elo fraco da história, ainda que a Aíla visse o homem forte que ele havia sido antes que ela o encontrasse, eu pensava que ele ainda ia me irritar sendo o elo fraco, e obviamente eu estava errada. Ele é forte e tem um senso de lealdade que torna tudo o que ele faz pessoal, o que o leva a dar o melhor de si para tudo o que faz, e em vários momentos nos somos agraciados com a presença e a força não só do Rei, mas também do homem, e isto realmente me deixou apaixonada por ele.

Edel- é o filho do Rei C’erit e um garotinho incrível, ele tem um senso de responsabilidade enorme e é tão inteligente que a gente fica assustado, mas ele não deixa aquela impressão de pequeno homem, ele é uma criança e age como tal, com receios e pedidos que são característicos da infância, então fica claro a todo o momento que ele é uma criança, com pensamentos de criança, mas que é muito esperto e inteligente, o que faz com que não seja enganado pelos adultos.

Krisla- é a Arqui- Guardiã fodona (pra mim ok?), ela é incrível de diversas maneiras que eu não posso explicar rs, mas o que mais me encanta nela é que ela tem uma sabedoria fria, que faz com que a trama tome rumos dos quais nos sequer poderíamos esperar, ela tem um ar de “deia que eu sei o que estou fazendo” que ao mesmo tempo é um pouco arrogante, mas que também é aceitável (soou um pouco confuso? Talvez, mas não sei como descrever de outra forma rs).

Os demais personagens são muito bem trabalhados como eu disse, e alguns dos quais eu não descrevi aqui são de suma importância para a história, mas eu somente não saberia como descreve-los sem contar algo importante, mas ainda assim são todos muito bem escritos e bem trabalhados, encaixados na história de uma maneira que as vezes nos sequer imaginaríamos.

Eu ouvi muitos dos parceiros da Thais dizendo que Sentinela tinha uma pegada de Star Wars, eu concordo? Não. Por que? Porque eu não gosto de Star Wars (me julguem!) e estou simplesmente apaixonada por Sentinela. Eu não posso discordar plenamente de quem diz isto, pelo simples fato de que nunca tive muita paciência para ler ou assistir Star Wars, então se vocês acham que parece me contem aqui nos comentários rs.


Título: Sentinela | Série: Crônicas de Táiran | Páginas: 297 | Autor(a): Thais Lopes
 | Editora: Senhor da Lenda

12 comentários:

Olá!
Ainda não conhecia esse livro e fiquei curiosa em relação aos acontecimentos. O livro parece ter sido muito bem construído e os personagens também. É legal saber que todos os personagens foram importantes para a trama e que a autora migra bem entre gêneros, pois esse livro é totalmente diferente do outro dela.
Vou anotar a dica e indicar para meu irmão que, tenho certeza, ficará fissurado pela história.
Beijos,
Um Oceano de Histórias

Ivi Campos disse...

Adorei a premissa do livro e se realmente tivesse um pouco de Star Wars, talvez, me desanimasse, (venha me abraçar!!!) Adorei a capa e a descrição dos personagens!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Que demais! Eu preciso definitivamente ler esse livro o quanto antes! Eu o tenho, porque o comprei na pré-venda. Sabe quando você tem total certeza de que vai se apaixonar por um romance mesmo antes de lê-lo? Pois é. Que bom que já adquiri meu exemplar, porque sua resenha me encheu ainda mais de boas expectativas! <3

Beijos!
http://www.myqueenside.com.br

Também não gosto de star wars kkk
Então, faz algum tempo que eu tenho curiosidade com esse livro e acredito que a leitura será muito bem aproveitada quando eu, finalmente, for ler. Gostei de ver sua opinião e de conhecer um pouco mais da trama através da sua resenha.

Olá, tudo bom?
Gostei de saber que mesmo você não curtindo muito ficção científica, o livro ainda conseguiu te agradar. Seria algo que me impediria de ler o livro. Outro ponto que você ressaltou e que adorei, foi saber que todos os personagens são importantes, sem exceção. Não gosto de livros com personagens desnecessários. Enfim! Adorei sua resenha, vou dar uma chance ao livro!

Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens

Dryh Meira disse...

Oiee ^^
Já tinha visto coisas sobre essa série antes, mas, como eu li um livro da autora e não curti muuito a escrita dela e o desenvolvimento da história/personagem, "Sentinela" é um livro que eu não sinto curiosidade alguma de ler, por mais que veja resenhas positivas o elogiando...
MilkMilks ♥

Oi Aninha,
Me identifiquei contigo, também não curto starwars hauhauha mais por falta de interesse que por outra coisa. Eu já conhecia sentinela pela capa, mas não me lembro de ler nenhuma outra resenha anteriormente. Gosto muito de livros fantasticos e as considerações que você passou da obra me fizeram ficar interessada em fazer a leitura.
Beijos

Tamara Padilha disse...

Oie, gostei do livro e dos personagens que foram tão bem construidos e tiveram importância para a trama, mas parece algo complexo e que não faz muito meu estilo, por isso essa dica deixo passar.

Alice Teixeira disse...

Oi amore,
Gostei do livro, mas achei a história muito carregada de informações. Enquanto os personagens e o cenário era simples para o gênero do livro.

Mesmo assim os personagens são poderia dar uma chance ao livro. A sua resenha foi muito sincera e tirou algumas das minhas duvidas que surgiu durante a leitura da sinopse.

Beijoss querida, Enjoy Books

Anelise Besson disse...

Oi!
Parabéns pela incrível resenha. Muito bem escrita e detalhada.
Adorei o livro e a premissa, amo ambientações bem detalhadas sobre o mundo, sempre consigo visualizar melhor as coisas. Fiquei bem instigada mesmo e espero poder ler e conferir de perto :)

bj

Tamires Marins disse...

Oi, tudo bem?

Eu não conhecia o livro. E eu não curto muito ficção científica, e sim, fico receosa sempre que penso em começar um novo livro do gênero! rsss
Eu adorei os nomes dos personagens, achei que combinaram muito com o gênero. E que legal que o ambiente que a autora criou é crível, é bem legal mesmo quando a gente consegue imaginar como seria se ele existisse.
Não sei se leria, mas desejo sucesso para a autora e para o livro!

Beijos

Oi, tudo bem?
Eu não conhecia esse livro ainda e devo afirmar que me interessei muito por ele, gostei da pegada de fantasia no enredo e de saber do que se trata, com toda certeza darei uma chance logo que tiver uma oportunidade. Ótima resenha!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/