[RESENHA] Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

3/07/2017 Jessie 0 COMENTÁRIOS

Foto por Wheret The Light Is
Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é uma daquelas raras obras literárias que encantam tanto o leitor que quando ele precisa falar sobre sobre o que sentiu durante a leitura e é neste momento que ele descobre que esta é uma tarefa quase hercúlea. Como eu sei? Foi o que aconteceu comigo ao escrever este texto.


Aristóteles é um adolescente solitário que tem aquela impressão de que não é como ninguém da sua idade que todos nós conhecemos bem. Mas não é só isso que aflige Ari, com a solidão ele poderia lidar, os problemas familiares é que realmente o perturbam, seu pai lutou na Guerra do Vietnã e o homem não deixa que seu próprio filho se aproxime porque ainda traz vestígios da guerra em si, já sua mãe tenta controlá-lo de todas as formas. Quando tinha quatro anos Ari teve seu irmão preso e esse assunto em sua casa é terminantemente proibido, tornando-se um tabu para a família, o que só faz nosso adolescente ficar ainda mais frustrado com a situação que lhe é imposta, suas irmãs doze anos mais velhas mais parecem parentes distantes que propriamente irmãs.

Dante é o oposto de diversas formas. Alegre e sempre com um sorriso na cara, é apaixonado pela vida e tem uma relação invejável com os pais, sem mencionar a sua óbvia paixão pela poesia. Mas a vida de ninguém é perfeita e o que angustia Dante pode parecer besteira para alguns: ele tem problemas em formar uma identidade para si mesmo por causa de suas raízes latinas e de tornar pública a sua homossexualidade, não estamos só falando de preconceito, no decorrer da leitura ficam claros todos os motivos para que o adolescente tenha tais medos.

Durante uma tarde de verão os dois garotos se encontram numa piscina e Dante começa ensinar Ari a nadar e a partir daí começa a nascer uma linda amizade, Ari não se sente mais tão sozinho quanto antes e Dante passa a perceber que seus conflitos não são um fardo que tem que carregar sozinho. A profundidade da amizade e do carinho que surge entre os dois surpreende a eles e a nós leitores.

Como disse na introdução da resenha, é difícil escrever sobre um livro que me surpreende desde a primeira página, que da novas perspectivas e que me faça refletir sobre inúmeras situações e como, no passado, reagi a elas. Benjamim traz em sua obra uma reflexão profunda sobre vários temas que não paramos para pensar no nosso cotidiano, mas que deviam ser debatidas, não com outros, mas com nos  mesmos.

Depois de ler algumas opiniões sobre o livro tanto em inglês quanto em português (todas positivas, preciso ressaltar) o que me parece claro é que cada leitor vai acabar tirando para si uma lição diferente e é esse um dos motivos de que pra mim seja tão difícil falar sobre Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, porque pra falar sobre certas coisas que me marcaram durante a minha leitura precisaria contar algumas coisas da minha vida para vocês.  

O livro é divido em partes, seis para ser exata, e cada uma delas é dividida em vários capítulos. Particularmente gosto de livros com esse tipo de divisão porque dentro de cada parte há uma espécie de tema que é mais focado. 

O que posso garantir para qualquer um que esteja interessado nesse livro é que não há uma forma de que esta leitura se torne tediosa, por mais que o gênero não seja o seu favorito a obra de Sáenz é tão bem escrita que vai te encantar de uma forma ou de outra.

Acho que preciso ressaltar que essa capa é absolutamente linda, a Editora Seguinte fez um trabalho maravilhoso. Pelo que pude ler sobre o trabalho de tradução de Clemente Pereira ficou absolutamente maravilhosa, não tem defeito. Vi alguns comentários (na época do lançamento) de pessoas que tinham lido em inglês e depois a tradução da Seguinte e foram só elogios!

Já deu pra perceber que esse livro se tornou o meu queridinho até agora né? Então eu sugiro que você leia e que mantenha a mente aberta para que possa absorver tudo que Sáenz escreveu.




Título: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo | Páginas: 392

Autor(a): Benjamin Alire Sáenz | Editora: Seguinte

0 comentários:

Obrigada por compartilhar conosco a sua opinião