[RESENHA] Os Legados de Lorien #1: Eu Sou O Número Quatro


Anos atrás quando fiquei sabendo que a Intrínseca publicaria no Brasil a série Os Legados de Lorien fiquei eufórica, aguardava o livro como uma criança espera pela visita do Papai Noel na noite de Natal. O meu grau de ansiedade foi tanto que li o livro em inglês (é estava desesperada!). Mesmo assim queria saber se seria feito um trabalho bom na tradução e como ficaria o livro aqui no Brasil, além do mais, o I Am Number Four era emprestado, eu queria o meu exemplar.

Nove crianças alienígenas dotadas de poderes especiais e seus respectivos "guardiões", vêm para a Terra, em busca de proteção, pois seu planeta, Lorien, estava sendo atacado pelos Mogadorianos, uma raça que buscava consumir seus recursos naturais, mas antes eles teriam que exterminar todos os lorienos.

Antes de saírem de seu planeta natal, um feitiço é lançado por um dos anciões e cada um dos pequeninos recebe um número, isso para que eles fossem protegidos e, consequentemente, assegurassem, da melhor maneira possível, a continuação de sua raça. Desde que estivessem separadas, tais crianças só poderiam ser mortas na ordem de seus números.

O foco do livro está no número Quatro descoberta do milênio! ou John Smith, o nome que ele usa no decorrer de todo o livro, em sua evolução, na descoberta de seus legados, em seu treinamento e em sua relação com seu guardião, Henri. John tem apenas quinze anos de idade e plena consciência de que o futuro de sua raça está nas mãos dos seis que restaram. Eles precisam se aprimorar, porque a batalha não acontecerá num futuro muito distante.

Como eu já disse, apenas seis estão vivos, o que quer dizer que o próximo da lista é nosso protagonista, e por isso já nas primeiras páginas vemos ele e seu tutor se mudando para Paradise uma cidade pequena no estado de Ohio, e é lá que ele vai conhecer seu futuro melhor amigo, Sam Goode, a garota por quem vai se apaixonar perdidamente, Sarah Hart e um outro garoto, Mark James, que aliás é ex-namorado de Sarah e um grande encrenqueiro no começo da estória.

A forma como foi escrito (no presente) torna-o muito mais imediatista e a narrativa (espetacular!) é algo que me fez não querer dormir, comer, ir à aula ou qualquer outra coisa que pudesse interromper a leitura e isso, meus amigos, é algo que só aconteceu antes duas outras vezes. O melhor de tudo, para mim, é que eu estava cansada de ler apenas romances sem nenhuma ação, e ela é algo presente em 99% das páginas desse livro.

Só para variar minha personagem favorita não é a principal, o nome dela é Seis. Ela é a mais foda de todos nesse livro, e não estou falando apenas dos seus superpoderes, que aliás são os melhores, mas a capacidade de raciocínio que ela tem, e todo seu treinamento foi feito por ela, pois sua guardiã foi morta por Mogadorianos a algum tempo.

Não estou me lembrando de nenhum ponto negativo que tenha me chamado a atenção e só tenho elogios a dar para a tradutora Débora Isidoro, seu trabalho foi primoroso e eu poucas vezes li uma tradução tão boa quanto a que você fez. Não poderia deixar de ressaltar isso de forma alguma, pois todos merecem receber os devidos créditos pelo trabalho realizado.

Não gosto de capas tie in, para mim editora nenhuma deveria usar o cartaz do filme na capa do livro, afinal eles são independentes um do outro, não são? A capa original me faz babar pelo livro, enquanto a nacional faz justamente o oposto. E o pior de tudo é que quando lançarem o segundo vai ser com a capa original, já que o filme não estará nem perto de ser lançado, aí a série vai ficar uma bagunça!

Acho que além disso eu só tenho que dizer que em uma certa parte do livro eu realmente chorei, de soluçar, e isso foi interessante. Por tudo que contei a vocês é fácil notar que essa estória agrada a todos porque é um livro enérgico, mas também contem um pouco de romance e drama. Acho que eu só poderia dar cinco estrelas para Eu Sou O Número Quatro












Título: Eu Sou O Número Quatro | Série: Os Legados de Lorien | Páginas: 352
Autor(a): Pittacus Lore | Tradutor(a):  Débora Isidoro | Editora: Intrínseca


OS LEGADOS DE LORIEN
Eu Sou O Número Quatro | O Poder dos Seis | A Ascensão dos Nove | A Queda dos Cinco | A Vingança dos Sete | O Destino da Número Dez |  Unidos Somos Um 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário