[AUTOR DO MÊS] Entrevista com Lavínia Rocha - Paraíso Literário

15 de abril de 2018

[AUTOR DO MÊS] Entrevista com Lavínia Rocha

Oi gente! Continuando com a coluna do Autor do Mês (se você perdeu os outros posts de autor do mês é só clicar aqui) que esse mês conta com a participação da incrível Lavínia Rocha e trouxemos uma entrevista para que vocês possam conhecê-la melhor!


1- Oi Lavínia, tudo bem? É um prazer ter você como nossa autora do mês. Então conta pra gente como foi publicar um livro tão nova?
Oi! Tudo ótimo! Estou muito honrada de poder participar de um projeto tão bacana!
Bem, nunca imaginei me tornar escritora, sabe? Fico brincando que fui empurrada por uma prima, uma amiga e minha mãe. As três leram Um amor em Barcelona e começaram a insistir para que eu seguisse o caminho de escritora, e foi assim, com o apoio dessas mulheres incríveis, que acabei publicando meu primeiro livro aos 13.

2- Como foi escrever sobre uma personagem com deficiência visual?
Foi um baita desafio que envolveu muita pesquisa. Busquei sites, blogs pessoais, vídeos, curtas, filmes... Tudo que pudesse acrescentar na construção da Cecília. Fico satisfeita de receber feedbacks positivos de pessoas cegas ou que convivem com alguém que seja.

3- Tem algum personagem dos seus livros ao qual seja muito apegada?
Adoro todas, mas a Lisa (de Entre 3 Mundos) tem um lugarzinho especial em meu coração. Ela é minha primeira protagonista negra, e tem características físicas parecidas com as minhas propositalmente. Meu sonho era ver minha cor e meu cabelo representados na capa de um livro, e consegui isso ao dar vida a esta personagem, por isso acho que acabo puxando saco para a trilogia.

4- Como foi sair de histórias mais reais para um mundo de fantasia?
Foi ótimo! Me descobri na fantasia! Sério, foi tão divertido me aventurar no novo gênero, que pretendo explorar mais esse tipo de narrativa. Vamos ver aonde vai dar, haha!

5- Existe algum personagem seu que você quisesse muito matar, mas que por conta do desenvolvimento da estória você teve que manter?
Hmmm, não consigo pensar em nenhum. Odeio mortes, então sempre escolho outras alternativas, haha!

6- Você tem algum tipo de ritual para escrever? Tipo escutar música ou algo do tipo?
Nada especial, só busco um lugar com silêncio e que me permita concentrar. Também deixo sempre um dicionário de sinônimos aberto para usar.

7- Como você se sentiu quando De Olhos Fechados foi publicado em braile?
Foi uma alegria sem fim! Tornar acessível um livro com uma protagonista cega foi algo muito significativo, e ainda quero ver os outros nesse formato também!

8- Você tem algum (a) autor (a) e gênero favoritos? Conta pra gente!
Cada dia descubro mais referências haha. Meus infantojuvenis preferidos são Pedro Bandeira, Paula Pimenta e Thalita Rebouças. Há algum tempo me aventurei pela literatura jovem-adulta da Carina Rissi, da Marina Carvalho e da Julia Quinn e me encantei! Hoje tenho buscado referências negras, de modo que estou cada dia mais apaixonada e sendo inspirada por Chimamanda Ngozi Adichie, Conceição Evaristo e Djamila Ribeiro.

9- Agora uma pergunta muito importante: tem novidades vindo por aí?
Sim! Tenho trabalhado muito para publicar o terceiro da trilogia Entre 3 Mundos o mais rápido possível! Também tem um outro projeto em andamento, que infelizmente ainda não tenho permissão para contar muita coisa, mas vai envolver um tema que considero muito importante e vou ter a oportunidade de compartilhar com autoras por quem tenho muita admiração!

10- Há algum tema sobre o qual você queira muito escrever e não se sinta preparada ainda ou que seja o momento?
Como estudante de História, o tempo todo estou sendo inspirada a escrever um romance histórico. Várias coisas já passaram pela minha cabeça, mas também sinto que ainda não é o momento. Espero que um dia dê certo!

11- Você fez um intercâmbio por agora, existe a possibilidade de vir por aí uma história inspirada nesta experiência?
Juro que pensei nisso! Foi uma experiência incrível que me permitiu conhecer pessoas e lugares maravilhosos! É mais uma ideia para a extensa listinha... haha.

12- Muito obrigada por conceder essa entrevista. Ficamos muito felizes em saber um pouco mais sobre você. Agora, pra finalizar, como é a sua relação com seus leitores?
Minha relação é ótima! Estamos sempre em contato pelas redes sociais, seja pelo Instagram, Facebook, E-mail ou Canal! Mas um dos momentos mais próximos é quando tenho a oportunidade de palestrar em suas escolas, adoro muito! É quando vejo como eles recebem meu trabalho, do que gostam, o que querem para futuros projetos, como discutem os temas que abordo nos livros... E é a melhor maneira de ganhar forças para continuar!
Eu que agradeço pelo interesse e carinho, adorei participar! <3E

Esperamos que tenham gostado da entrevista com a Lavínia pessoal! Para saber mais sobre ela basta clicar aqui para ver o post anterior! E esperamos vocês na semana que vem para conferir o conteúdo exclusivo que a Lavínia preparou!

11 comentários:

  1. Lavínia e muito maravilhosa e as respostas dela pra entrevista foram incríveis ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  2. Oiii, não conhecia a autora, então essa entrevista foi uma ótima oportunidade! Parabéns pela iniciativa de vcs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Ficamos felizes de apresentar novos autores talentosos para os leitores!

      Beijinhos
      www.paraisoliterario.com

      Excluir
  3. A que legal! Adoro conhecer um pouco mais os autores!
    Parabéns pelo post!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Que bom que gostou! Todo mês temos um autor ou autora em destaque aqui no site onde apresentamos suas obras (e ele/a próprio/a) aos leitores!

      Muito obrigada <3

      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá, amei conhecer a autora, essa entrevista já deu para sentir o quanto talentosa ela é, só em se dedicar tanto nas pesquisas para o livro já dá vontade de ler algum livro dela. Parabéns pela divulgação de autores nacionais. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que bacana o livro também lançado em braile, isso sem duvidas é um fator que serve como marco na literatura nacional, esquecemos que essas pessoas também são leitores e merecem a devida atenção.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica.

    Eu gosto muito de ler entrevistas com autores nacionais para conhecer melhor eles. Eu tenho muita vontade de ler os livros dela, pois as capas são bonitas além de valorizar a literatura nacional. Parabéns pela entrevista.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a autora, mas fiquei com vontade de saber sobre as obras dela! Parabéns pela entrevista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não conhecia a autora ainda, mas fiquei feliz em saber um pouco mais sobre ela. Parabéns pela entrevista!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei conhecer mais um pouco da autora. Tenho alguns livros dela, mas ainda não tive tempo de ler. É uma vergonha eu sei, mas tentarei me retratar em breve. Achei bem bacana ela ter começado a carreira de escritora bem novinha.
    Amei a entrevista e desejo muito sucesso para a autora.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

© 2018. Tema alterado parcialmente para Paraíso Literário. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.