[AUTOR DO MÊS] Conteúdo Exclusivo por Larissa Siriani - Paraíso Literário

20 de maio de 2018

[AUTOR DO MÊS] Conteúdo Exclusivo por Larissa Siriani



Construindo personagens: por onde começar?

Oi, galera, tudo bem? Eu sou a Larissa Siriani, e hoje estou invadindo o Paraíso Literário para falar um pouquinho sobre duas das coisas que eu mais gosto: escrever e bons personagens.
Sou do time que acredita que bons personagens podem salvar uma história ruim. Se você tem um plot meia-boca, mas têm personagens incríveis e bem construídos, existem chances de que o leitor goste do seu livro mesmo assim. E o contrário também vale: histórias incríveis que tenham personagens sem graça entram facilmente para a lista dos que a gente menos gosta. Pode confiar!

Isso porque toda história depende deles, dos personagens. São eles que vão viver quaisquer aventuras que você quiser, e, principalmente, são eles que ressoam com o público. Nós gostamos de nos identificar com pessoas, e a maravilha da ficção é isso: você dá vida a quem só existe nas páginas do livro.

Bom, mas como fazer com que os personagens saltem das linhas e pareçam mais reais? Não é das tarefas mais fáceis, mas é possível. Como todas as outras partes do processo criativo, exige pensamento, trabalho árduo e muita preparação. Então resolvi fazer aqui uma listinha de itens essenciais (na minha humilde opinião) para a criação de bons personagens.

Conheça as motivações
Todos nós somos movidos por alguma coisa: um sonho, um objetivo, uma crença pessoal. O mesmo vale na ficção, e saber quais são as motivações do seu personagem ajuda a entender, prever e respeitar as decisões dele. Por exemplo, pense na Katniss, de Jogos Vorazes. Ela por si só jamais teria se candidatado como tributo. Mas para salvar a vida da irmã... Pode-se dizer então que a Prim é a motivação da Katniss. O que move o seu personagem? A família, a ambição, um grande amor? Conheça os desejos mais profundos dele e você saberá quais suas motivações.

Construa um passado para ele
Você certamente já ouviu aquela máxima de que nós, autores, sabemos muito mais sobre os personagens do que consta nos livros. E é verdade. Saber sobre o passado de um personagem, sobre os gostos pessoais dele e tudo que torna ele quem ele é, é essencial. Tire um tempo para pensar em quem são os pais dele(a), como ele(a) foi criado, do que gosta, quais experiências boas ou traumáticas viveu. Anote tudo, por mais irrelevante que pareça. Essas fichas mais tarde podem conter algo importante para a sua história.

Dê autonomia
Às vezes a gente quer muito que aconteça algo X, mas a história vai pro lado Y. Isso acontece, em geral, porque os personagens criam uma vida tão própria que nossos planos já não cabem mais para quem eles se tornaram — e tudo bem. Respeite a autonomia da sua criação e deixe eles te guiarem, em vez do contrário. Isso colabora muito para a verossimilhança, ou seja, para fazer com que a sua história e aqueles que vivem nela pareçam reais.

Por hoje é isso! Espero que as dicas tenham sido úteis. Continuem ligados nos posts aqui do Paraíso Literário porque ainda tem muita coisa boa por vir esse mês!

Beijinhos,
Larissa

11 comentários:

  1. Oi Larissa! Tudo bem?
    Sabe que eu ADOREI a tua postagem?! Realmente criar personagens demanda um trabalho considerável, bem mais até do que a própria história em si. Posso falar por mim, que tenho um grupo enorme de personagens, kkkkkkkkkkkkkkkk.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, que postagem maravilhosa! Eu penso em escrever algo, mas parece que não me sinto motivada à isso,porém esse post acendeu uma certa luz sobre as ideias que eu ja tinha, principalmente sobre a motivação dos personagens.Amei!

    ResponderExcluir
  3. Ola Larissa amei o texto, criar personagens bem construídos podem realmente salvar uma história com um enredo mais fraco, por isso sempre admiro autoras que conseguem fazer de seus personagens os verdadeiros protagonistas. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  4. Não tenho o dom de escrever e admiro quem o faz. Acho que personagens são de grande importancia para uma trama, mas não é sempre que eles são capazes de salvar um plot meia-boca. Mas falo isso como leitora e acho as suas dicas muito válidas para todo escritor.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Adorei essa postagem. Deu dicas valiosas tanto para quem quer começar, quanto pra quem já é autor/a e quer melhorar. Eu sinceramente já pensei escrever, até fiz um rascunho, mas desisti por não ter uma base concreta do que queria. E lendo sua postagem agora, tenho certeza que vai ajudar/iluminar o caminho de muitos.

    Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá eu amei isso eu também acho que os personagens quando bem construídos são os melhores e por mais que a trama é boa eu gosto de me identificar com um personagem quando estou lendo

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Amei as dicas, irei passar para um amigo que está em processo de escrita, e é a primeira vez dele, será bem uteis essas dicas. Parabéns.

    abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa e Aninha!

    Infelizmente eu acho que não tenho o dom de escreve, prefiro ficar apenas sendo blogueira mesmo. Mas as dicas que você deixou são boas especialmente para quem deseja escrever uma história. Eu concordo com você, bons personagens podem salvar uma história ruim e clichê também.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Larissa,
    Gostei muito das dicas que você deu. Eu não tenho sonho em escrever livros, mas o que você disse é muito valioso para quem sonha. Acho que a parte mais importante para um personagem saltar ao olhos é criar um passado para ele. Isso torna o personagem real.
    Amei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada da Larissa mas estou com 'O amante da Princesa' na minha lista de desejo.
    Achei muito interessante conhecer um pouco do processo criativo dela na construção dos personagens e imagino como deve ser difícil mesmo criá-los.
    Beijos e sucesso ao blog!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Larissa! Que coisa linda essa postagem menina! Todo mundo que gosta de ler já pensou em s aventurar e escrever a própria história. Dicas valiosas pra quem está começando. Bjs

    ResponderExcluir

© 2018. Tema alterado parcialmente para Paraíso Literário. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.