[RESENHA] 2.990 Graus - Paraíso Literário

22 de maio de 2018

[RESENHA] 2.990 Graus


Oi gente! Hoje vamos conversar um pouco sobre o livro 2.990 Graus do Adilson Xavier  (o qual você pode comprar clicando aqui) lançado pela Panda Books que a Oasys Cultural me enviou para resenhar.

Um homem é encontrado morto em seu apartamento no Rio de Janeiro, ele é Marcílio Tavares, Deputado Federal envolvido em um escândalo de corrupção. O delegado Hermano é designado para investigar o assassinato que tem algumas características bem peculiares.

Hermano é um homem muito diferente, fala pouco e observa muito e tem uma inteligência bastante acima da média, mas o que mais lhe orgulha é que em dez anos como delegado ele jamais disparou um tiro, prefere usar sua perspicácia nas investigações. 

Quando fica claro que o Deputado Marcílio não será a única vítima, Hermano é sua equipe entendem que estão lidando com assassinatos em série (talvez ate mais de um assassino!) cujo foco são políticos corruptos.  Com a mídia cobrindo o caso e causando um clamor popular pelos Vingadores do Povo (nome pelo qual o possível grupo de assassinos e chamado!), a situação fica ainda mais complicado quando um pastor evangélico e um ex-presidiário se tornam os principais suspeitos.


Eu já escrevi essa resenha pelo menos umas três vezes, mas não fiquei satisfeita com nenhuma delas, então isso fez com que ela saísse bastante atrasada uma vez que eu li 2.990 Graus em março! Mas por que eu fiquei tão insatisfeita com meus outros textos? Porque este romance policial possui certas sutilezas sobre as quais ainda não consigo falar muito bem, então decidi que vou me contentar em fazer o meu melhor.

Hermano é um personagem bastante complexo. As nuances de sua personalidade foram muito bem pensadas e eu fiquei bastante impressionada com isto. Ele tem problema com autoridade e não gosta de receber ordens, não gosta de ser o chefe também, porém escolheu uma carreira onde ambas as coisas são inevitáveis. Só fala quando precisa, mas parece ter sempre algo a dizer. Hermano é controverso e eu adorei isso, mas seu senso de justiça é irrefreável e sua busca pelo que aconteceu faz dele um ótimo delegado.

Há mais personagens que precisam de destaque, mas durante a leitura acabei me conectando com Alice, uma personagem forte e que possui um passado, assim como nosso protagonista, bastante problemático. Eles são casados e aos poucos vamos vendo o desenvolvimento deste relacionamento e da própria personagem até um fim que parece ser inevitável pois foi sendo construído sem que eu percebesse. 

A trama realmente me conquistou. O livro é dividido em quatro partes e cada uma delas faz alusão a um dos elementos e isso e fundamental para cada arco da narrativa. Fiquei realmente muito intrigada quando percebi isso é se faria alguma diferença para a trama. A resposta é bem simples: faz.


Apesar de a capa não ser tão atrativa para mim porque acho que contém muita informação, a diagramação da obra está impecável com folhas amareladas e capítulos bem simples. Os quatro arcos do livro são bem divididos de forma bem clara.

Só uma coisa me incomodou durante a leitura: os diálogos são poucos se comparados ao que é narrado. Sou o tipo de leitora que gosta de diálogos, então sempre que pego um livro que possui poucos isso me incomoda no decorrer da leitura, é algo inevitável para mim.

Antes de finalizar preciso ressaltar que a escrita quase lírica do Adilson Xavier contrastada com o gênero do livro foi uma experiência bem única para mim, bem como os rumos que ele encontra para a sua trama.





Título: 2.990 Graus Páginas: 320 | Autor: Adilson Xavier 
 Editora: Panda Books| Ano: 2017

12 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu estou chocada pela temática, por ser autor brasileiro e uma trama que parece ser bem montada. Amei a sua resenha, fiquei com muita vontade e coloquei na minha lista de desejados. Espero conseguir comprar logo! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Adorei o enredo. Nunca li nada parecido e o livro parece ter uma pegada realista bem legal. Assim como os personagens, que parecem ser bem realistas.
    Nunca li um livro do gênero com narrativa lírica, mas fiquei curiosa para saber como isso se desenvolve.
    Gostei muito da resenha e anotei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas fiquei imaginando se esses Vingadores do Povo se torna real, ainda mais no momento que o país vive. Sua resenha já me conquistou, então imagino que com a trama não seria diferente e assim como você a capa não me agrada, por outro lado a trama que apresentou me deixa curiosa, então anoto a dica. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Primeiramente, saiba que por mais que não tenha gostado das suas outras resenhas, esta ficou maravilhosa! ♥ Este não é um livro que provavelmente eu teria me interessado sozinha, olhando numa livraria e tal, mas após suas palavras comecei a pensar que talvez fosse uma boa aposta. É sempre bom também ver novos livros da literatura nacional, principalmente policiais – este é um gênero que gosto muito, mas ainda assim encontro uma grande dificuldade de me identificar com os títulos. Encontrei na sua resenha vários pontos que me chamaram atenção, o que me leva a crer que este seria um excelente livro para me prender até o fim. Personagens bem construídos e uma boa trama de suspense: o que mais alguém pode querer de uma obra policial? ;) Obrigada pela indicação!

    Um beijo!
    Débora
    http://www.amorlivronico.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, ficou ótima a sua resenha, achei a premissa do livro abordando esses assassinatos bem interessante e fiquei muito curiosa para ler ele também.

    ResponderExcluir
  6. Olá, com o país enfrentando tantos problemas, pode acabar surgindo um tipo de " Justiceiro " como o desse livro e é bastante triste que as coisas possam chegar a esse ponto. Gostei bastante da sua resenha e o livro me chamou muita atenção e irei por ele na minha lista, a premissa dele é ótima e fiquei bastante curioso durante a leitura sobre quem possa ser esse justiceiro. Espero que eu consiga ler o quanto antes, bjs !!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu te entendo quando diz que ficou insatisfeita com os textos que escreveu. Acontece isso comigo quando eu gosto de um livro, e parece que quanto mais eu escrevo, pior fica a resenha, rs
    Mas sua resenha ficou ótima, muito boa!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Se olhasse a capa realmente não me chamaria atenção. Gostei do fato do trama ter uma boa dinâmica. Não conhecia a escrita do autor, mas achei interessante pontuar sobre um número reduzido dos diálogos, também sentiria falta deles. Amo entender mais os personagens e os diálogos me proporcionam isso.
    Enfim, acho que não pregaria pra leitura pelo menos por enquanto.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar do livro. Fico feliz que a trama te conquistou e super entendo essa de refazer resenha. Sobre os diálogos eu não sei qual seria minha opinião, antigamente eu gostava bastante da parte narrada e não me incomodava tanto se tivesse pouco ou mais diálogos, mas atualmente eu estou preferindo aqueles livros repletos de dialogo. A capa de fato não é muito atrativa, mas me faz ter curiosidade de pegar o livro e ver do que se trata. Adorei a resenha ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    não conhecia o livro e embora tenha achado a premissa super atual e quiçá realista, não creio que seja o tipo de leitura que eu faria. Mesmo assim adorei alguns pontos que você destacou em seu texto, dentre eles a personalidade do delegado, também fiquei curiosa quanto ao mistério envolvendo os assassinatos.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  11. Fiquei imaginando você escrevendo e reescrevendo a resenha, mas entendi a sua dificuldade e isso me despertou ainda mais a curiosidade para conhecer essa trama. Não sou de ler muitos livros policiais, mas a forma como você descreveu este aqui me instigou.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Que fotos lindas, a resenha também está ótima.
    Eu até gosto de livros que são mais descritivos e sem muitos diálogos, então pode ser que eu goste dessa obra.
    Amei a resenha e obrigada pela dica.
    Bjs, Mary

    ResponderExcluir

© 2018. Tema alterado parcialmente para Paraíso Literário. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.