[RESENHA] 1968 - Quando A Terra Tremeu - Paraíso Literário

9 de julho de 2018

[RESENHA] 1968 - Quando A Terra Tremeu



Oi gente! Hoje vim contar para vocês a minha opinião sobre o livro 1968 - Quando A Terra Tremeu do jornalista Roberto Sander que foi lançado recentemente pela Editora Vestígio. Então continue lendo esse post e saiba mais!


Em 1968 - Quando A Terra Tremeu traz vários fatos deste ano icônico dentro da história mundial. Dividido em doze partes (uma para cada mês do ano!), a obra de Sander apresenta curiosidades e fatos que transformaram esse ano em algo tão absolutamente marcante.

A obra não traz apenas os fatos terríveis que aconteceram em 1968 como o assassinato de Martin Luther King e a imposição do AI-5, o livro também narra coisas como a primeira vez que Mick Jagger veio ao Brasil e o fato de a imprensa nacional ter chamado os Rolling Stones, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, de "uma banda de iê-iê-iê" e o primeiro transplante de um coração inter-racial bem-sucedido no mundo. 



O livro é absolutamente interessante, e a forma como Sander liga fatos anteriores e futuros ao que aconteceu naquele ano fez a obra ganhar vários pontos comigo. De algumas coisas eu sabia, mas o livro foi quase todo uma surpresa para mim, visto que a pesquisa do autor foi claramente extensa e muito bem feita, afim de construir uma narrativa realística acerca deste ano.

Alguns acontecimentos me chocaram bastante, especialmente no que diz respeito à Guerra do Vietnã. Ele descreve o tipo de bomba que era usado no combate entre Estados Unidos e os vietnamitas e, olha, foi duro de ler isso. É claro que sei que coisas horríveis acontecem em uma guerra, mas ler detalhes sobre isso e sobre como as pessoas morreram mexeu muito comigo.

Tiveram também todas as partes referentes à Ditadura Militar, que na época estava atingindo o seu auge, as perseguições políticas e reivindicações democráticas da época também têm um apelo muito grande para mim, já não só porque sou uma estudante de Direito, mas principalmente por causa do crescente número de apoiadores de uma nova intervenção militar no Brasil (o que é algo inconcebível para mim!).



Gosto muito dessa capa, acho que captura bastante os fatos narrados pelo livro . A diagramação é bem simples e eu adorei. O livro contém várias fotos no começo de cada capítulo que, como eu disse antes trazem acontecimentos de cada um dos doze meses, são fotos que têm alguma relevância dentro do que vai ser falado ali. Achei isso sensacional.

Eu honestamente adorei essa leitura e acredito que isto seja pelo fato de que sou uma pessoa apaixonada e fascinada por história então se você se parece um pouco comigo aposte em 1968 - Quando A Terra Tremeu porque esta é uma obra incrível e tenho certeza de que não irá se arrepender de lê-la.








Título: 1968 - Quando A Terra Tremeu Páginas: 304 | Autor: Roberto Sander

Editora: Vestígio | Ano: 2018

7 comentários:

  1. Um livrão da porra! Desculpe a expressão.
    Eu li emprestado e adorei.
    Muito bem escrito. Também amo história.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessie, tudo bom?

    Então, eu costumo ler muitos livros parecidos, pois eu sou apaixonada por história. O livro ter como um dos assuntos a Guerra do Vietnã me deixa muito empolgada, juntamente com seus comentários sobre o livro. Já está na minha lista de desejados!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá...

    Realmente nao conhecia desenvolvido e nao tenho a menor duvida de que sua historia seja mega interessante e que valha a pena a sua leitura, mas infelizmente nao consigo ler esse tipo de livro sabia?

    Então vou ter que passar a dica

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Parece um livro muito interessante. Não só por abordar acontecimentos do nosso próprio país, mas por resgatar memórias terríveis de momentos tão marcantes que o mundo insiste em esquecer ou fingir que não existiram. Eu sou apaixonada por História, embora sempre fique revoltada com tantas realidades, com tanto sangue que já foi derramado pelo homem. E como você também ficou enojada com pessoas que pedem uma nova intervenção militar, que acreditam que o país nas mãos do militar, que uma nova ditadura solucionaria as coisas. Não sei o que essa gente tem na cabeça!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Mesmo não sendo o tipo de leitura que realize, fiquei com a impressão de ser uma obra muito interessante além de bem enriquecedora com todas essas curiosidades. Para quem curte esse tipo de leitura certamente é uma ótima dica para se ter na estante.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu já vi alguns comentários sobre esse livro e embora não costume ler livros desse gênero, eu tenho uma certa curiosidade com essa obra. Bom, gostei de saber que o livro não traz apenas os fatos terríveis e imagino que seja bem interessante acompanhar todos os detalhes de alguns acontecimentos mesmo. Enfim, acredito que seja uma leitura bem interessante, espero um dia ler.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Oie.

    Eu também sou apaixonada por história, então to sempre lendo biografias de pessoas que viveram nos séculos passados e lendo livros históricos mesmo. Adorei a dica, já havia visto o liro por ai, mas nunca tinha lido nenhuma resenha. 1968 foi um ano intenso e pesado. Fiquei bem curiosa para ler!

    beijos!

    ResponderExcluir

© 2018. Tema alterado parcialmente para Paraíso Literário. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.