[RESENHA] A Escola Do Bem E Do Mal #1

Oiii seus lindos, hoje vamos falar um pouquinho sobre um livro que comprei faz um tempinho, mas que só li recentemente por causa de uma das campanhas da Editora Gutenberg que aconteceu porque o autor da trilogia estará no Brasil para a Bienal do livro de São Paulo. Hoje vou falar sobre A Escola do Bem e do Mal esse livro que despertou em mim diversos tipos de emoções. Então bora conferir porque eu senti este emaranhado de emoções.


Galvadon seria um pacato povoado, onde os adultos trabalham e as crianças leem contos de fadas, no entanto há mais de dois séculos um tormento permeia as pessoas desta vila: a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente. Segundo uma antiga lenda, os desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam e se formam, para virarem heróis e vilões dos contos de fadas.

Neste contexto temos uma menina linda, que usa vestidos cor-de-rosa e sapatos de cristal, Sophie, que cresceu lendo os mais lindos contos de fadas, e por consequência sonha em ser uma princesa. Em contra ponto tem sua melhor amiga, Agatha, uma garota comum que vive em um cemitério com a mãe, e está inconformada com o fato de a cidade inteira acreditar nesta besteira de Escola do Bem e do Mal. 

As duas são o completo oposto por qualquer padrão que se tente avaliar, mas ainda assim são as únicas que entendem uma a outra. Mas seria fácil demais não pensar que o destino ficaria sem pregar uma peça nas suas, e assim suas aventuras começam para mostrar quem elas realmente são.

Bom, preciso começar dizendo que a anos eu quero este livro pelo fato de que acho a capa dele incrivelmente maravilhosa, e depois porque a premissa dele realmente me deixou curiosa. Então eu comecei a ler e no início achei meio arrastado, a Sophie era uma chata, a Agatha era duas vezes pior! Até que acontece algo e tudo muda!

Aí eu comecei a achar a trama sensacional e me apaixonei irremediavelmente pela Agatha, que então passou a ser, para mim, uma das personagens mais sensacionais que eu já conheci. Ela era muito guerreira mesmo! Amiga de verdade, e apesar de alguns momentos ela ser realente boba, e insegura de quem ela realmente é, achei que seria a melhor personagem de todo o livro.

Então conhecemos um pouco mais de Sophie, a garota que faz o possível e o impossível para realizar seu sonho: ser uma princesa. E para ser bem honesta, ela foi uma personagem muito ambígua para mim, eu achava ela completamente fútil e mesquinha, mas ai comecei a sentir real e oficial muita pena dela, e achar que ela só era uma menina perdida tentando realizar seu sonho.

Os outros personagens são fundamentais para o andamento da história, realmente gostei de alguns deles, outros odiei e houve ainda aqueles que não fizeram diferença na minha vida (inclusive algumas das princesas para mim eram muito mais egoístas e falsas do que as bruxas tá?) e de uma forma geral, ainda os que não fizeram diferença foram importantes para o andamento do enredo e para que as coisas se encaixassem.

O mundo construído pelo Soman Chainani merece um destaque completamente à parte! Ele é muito incrível e peculiar, tem aquele tom clássico que conhecemos de mundo de fadas e tal, mas existem peculiaridades que eu não posso explicar porque do contrário seria um imenso spoiler, mas torna o livro simplesmente encantador e bastante único.

Mas como nem tudo são rosas, o final do livro me irritou demais da conta, porque á estava muito apaixonada pela Agatha, e ai o Soman a transformou em uma completa imbecil! Ele não precisava torna-la uma boba para que ela descobrisse seu verdadeiro potencial, e nem deixar que ela fizesse papel de trouxa, e este fato foi o que me fez demorar horas para ler as 10 ultimas páginas (você não leu errado, demorei horas para ler as ultimas páginas, tamanha a raiva que eu senti!).

O trabalho da Gutenberg neste livro está completamente maravilhoso, sério gente, a capa é maravilhosa, a diagramação é incrível (embora se vocês tenham TOC é melhor nem pegar para ler, a Jessie quase desmaiou a hora que abriu o livro) e tem desenhos no início de cada capítulo que indicam um parte do que irá acontecer nele, e eu achei os desenhos simplesmente primorosos! As folhas são amareladas, as letras são de um tamanho tão bom assim, mas não encontrei erros de revisão, então para mim ficou ótimo.

De uma forma geral o livro é realmente muito interessante, a obra tem uma base e um pano de fundo maravilhoso e eu realmente espero ver uma Agatha incrivelmente foda no próximo livro, e venho contar tudo para vocês.






Título: A Escola do Bem e do Mal Série: A Escola do Bem e do Mal Páginas: 346 
Autor: Soman Chainani Tradutor(a):  Alice Klesck  | Editora: Gutenberg | Ano: 2014
Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. OIieee


    Eu achava que esse livro talvez fosse meio infantil, mas pelo que tenho lido nas resenhas ele é bem escrito, surpreendente e com uma narrativa que fluí bem. As capas são lindinhas. Quero ler futuramente.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Aninha! Eu estou doente já pra fazer essa leitura! Também fiquei interessada pela capa, que eu achei maravilhosa e muito diferente, mas lendo sobre a história, fiquei ainda mais curiosa! Apesar de você ter passado tanta raiva assim, estou querendo acreditar que vou achar a trama tão boa quanto desejo. Estou muito curiosa sobre esses adolescentes que somem a cada 4 anos, o que acontece, por que acontece.. E essa tal escola, será que existe? E confesso que nunca fui lá muito chegadas em princesas, então não vou ficar tão enervada com elas.. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Assim como aconteceu com você, essa premissa me deixa bem curiosa, Então saber que ambas as personagens te cativou, cada uma a sua maneira. Quero conhecer esse mundo peculiar que Soman criou, quero conferir o que torna esse livro encantador. Ainda que o desfecho tenha te irritado, é um livro que está na minha lista de desejos, quero mesmo ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro ler uma resenha em que o livro começou arrastado e depois ganhou a blogueira de vez. Gosto porque esse tipo de experiência de leitura prova que o livro é de fato bom e isso me deixou com vontade de conhecer a história também. bj

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu já li vários comentários sobre esse livro, mas confesso que não tenho lá muita curiosidade e saber que o início é arrastando e as personagens são chatas não me anima muito, pois iria acabar abandonando rapidinho kkkkk Mas apesar disso, parece ser uma história bem desenvolvida mesmo e o trabalho da editora está muito bacana. Enfim, não é uma história que pretendo ler agora, mas gostei de saber suas considerações.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Essa é uma série que sempre que eu leio resenha falam bem dela. Estou muito curiosa para ler. Logo que lançou e eu vi essa capa achei que era algo mais infantil, mas percebi que é tudo muito bem desenvolvido.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bom?

    Eu já ouvi falar desse obra e confesso que não faz o gênero literário que gosto, porém sempre vejo criticas maravilhosas sobre, além de fãs fieis aos livros, então isso atiça bastante a minha curiosidade. Fiquei bem curiosa sobre o final agora, hahah Pretendo ler sim esse livro e espero gostar, apesar do final haha ♥

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olha só que doidera, um dos motivos pra eu nunca ter adquirido esse livro é justamente a capa, acho que ela me remete a histórias infantis, sabe? Nao consigo levar a sério ahha mas meu olhar vem mudando porque quando o pessoal vai resenhar sempre surtam dizendo quão boa a história é, sendo assim, vale a pena dar uma chance. Espero ler em breve! E sobre ser trouxa no final do livro, quando nao somos? Hahha

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Tenho esse livro aqui e ainda não li.
    E tá me dando desespero isso, sabe? Amo séries desse gênero e tenho vááárias não lidas aqui em casa. Só que gosto de ler esse tipo de livro na sequência, não gosto de pegar a continuação tempos depois. Porque acho que acabo perdendo detalhes, sabe?
    E eu simplesmente não estou com tempo para ler séries na sequência certinha e isso está me deixando triste e desesperaada. Tenho que dar jeito.
    Amei a resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Realmente este livro tem uma diagramação linda e apaixonante. Gostei de sua resenha, e como você descreveu o mundo criado pelo autor, que como você disse é realmente bem peculiar, preciso urgentemente este livro.

    ResponderExcluir