[RESENHA] Joana D'Arc



Oiii seus lindos, hoje vim trazer para vocês a resenha deste livro de não ficção que eu estava desde o lançamento super ansiosa para ler: Joana D’Arc: jovem, líder, bruxa, santa: a surpreendente história da heroína que comandou o exército francês. Lançado aqui pela Gutenberg e que foi uma obra surpreendente, porque simplesmente foi encantador, de muito aprendizado e com toda certeza: algo que eu não esperava. Então bora conferir o que eu achei desta obra de Helen Castor. 


Todos conhecemos Joana D’Arc das aulas de história, aquela mesma que comandou o exército francês em uma época em que mulheres não eram mais do que uma reprodutora e dona de casa. Conhecemos a história de quando ela virou uma das mulheres mais notáveis da era medieval, mas é só o que conhecemos (pelo ou menos é só o que eu conhecia) os relatos a partir do momento em que ela foi até o Delfim da França para dizer o que Deus havia falado com ela até o momento em que ela foi levada a julgamento e condenada.

Nesta obra, ao contrario do que estamos acostumados, Helen Castor faz um relato do antes da Joana que conhecemos, dos fatos que levaram ao surgimento de Joana D’Arc tal como a conhecemos. Assim somos apresentados a uma jovem vibrante, que enfrenta os desafios da fé e da dúvida, e que vem a se tornar a grande personagem que conhecemos que tomou partido em uma sangrenta guerra civil e que lutou contra os ingleses.

A um tempo atrás eu falei para vocês AQUI que tive uma dificuldade com o livro Os Filhos dos Nazistas, porque era uma narrativa histórica extremamente acadêmica e que acabou sendo uma leitura bem arrastada, então meio que eu esperava encontrar isto por aqui, achei que mesmo que a história do livro começasse 14 anos antes dos fatos que tornaram Joana D’Arc a mulher de estudamos, seria uma leitura arrastada e bem acadêmica.

E mais uma vez a vida veio me provar que eu nasci para ser iludida kkkk Helen Castor tem uma escrita tão leve que eu tinha que ficar me lembrando que aquilo ali era uma história real e não uma ficção muito bem ambientada, que o livro contava a mesma história da Joana D’Arc que eu estudei na escola (e posso assegurar que eu teria aprendido bem mais se meus livros escolares tivessem esta escrita),  porque a maneira como ela narra os fatos que aconteceram é tão leve e dinâmica que as paginas vão passando sem que você sequer perceba, e quando assusta já está no final do livro.

Fiquei muito feliz de poder ler esta obra porque existiam fatos que eu não conhecia ou não lembrava. Com toda a certeza o antes de Joana aparecer para o Delfim eu não conhecia e foi muito legal entender o que levou a França até o momento em que os anjos precisaram usar uma mulher para guiar os caminhos da guerra (e sim eu acredito que ela falou com anjos e santos e tudo o mais), e ai até entender o porquê de um povo que ela tanto ajudou acabar condenando-a por bruxaria.

Foi realmente uma leitura de muito aprendizado, com personagens históricos que eu já tinha estudado, mas que conhecia tão pouco (aquele clássico de que só sabemos para fazer uma prova e depois nos esquecemos) e que realmente me fez ter consciência da importância daquilo tudo para o que somos hoje, mas principalmente me deixou extremamente encantada por está mulher que lutou bravamente e que colocou em cheque diversas coisas de sua época.

A edição da Gutenberg merece um destaque a parte com está capa linda que é muito adequada a obra, uma diagramação simples, mas com detalhes muito lindinhos em todo inicio de capitulo. Também não encontrei erros de revisão (se tem eu não os percebi) e achei a fonte muito tranquila de ler, bem como nossas adoráveis folhas amareladas que tornam a leitura muito mais confortável.

Por fim está é uma obra super indicada para os amantes de história e para aqueles que gostam de uma história bem ambientada, com guerras e tudo o mais, porque como disse lá em cima a escrita é tão suave que é fácil esquecer que estamos lendo uma história real.









Título: Joana D'Arc Páginas: 315 | Autor(a): Helen Castor
Tradutor(a):  Cristina Antunes  | Editora: Gutenberg | Ano: 2018
Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Olá, tudo bem Aninha?

    Eu recebi esse livro da Gutenberg, na verdade eu solicitei, quando vi a possibilidade de pedir eu não pensei duas vezes, primeiro pelo fato de eu amar história e segundo que a figura histórica Joana D'Arc sempre me cativou e despertou interesse. Eu gostei da sua resenha e impressões, está de parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Adorei sua resenha! Adoro a história de Joana D’Arc e fiquei com muita vontade de ler esse livro. É sempre bom conhecer um pouco mais da história e dos personagens que só ouvimos nas aulas e que muitas vezes passam despercebidos. A edição parece maravilhosa! A Gutemberg sempre manda bem ♥


    Beijos,
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, não conhecia esse livro, mas sou fascinada com a história de Joana D'Arc e fiquei super interessada, ainda mais por saber que é uma leitura bem agradável e não com uma linguagem acadêmica. Dica anotada. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei a resenha! Gostei muito de saber que o livro não tem uma pegada maçante como os livros acadêmicos então com certexa fico curiosa para ler e conhecer mais sobre a figura que foi Joana D'Arc! Amei a indicação ♡
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Não preciso nem dizer que essa é uma super dica de leitura, certo?
    Não sabia que a Gutemberg tinha lançado esse livro, mas agora que descobri o colocarei imediatamente na minha lista.
    Joana D'Arc é um ícone e ler sua história através de um texto tão fluido e cativante como você descreveu deve ser maravilhoso.
    Dica mais que anotada
    Parabéns pela resenha e pela leitura
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amo a história de Joana D'Arc e fico feliz que mais obras sobre ela e sua vida estejam sendo publicadas no Brasil, ainda mais com uma qualidade tão boa.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Adoro narrativas neste estilo, pois elas sempre conseguem acrescentar muito ao meu conhecimento. Saber um pouco mais da história através de livros neste estilo é maravilhoso e encantador. Confesso que sei muito pouco sobre a vida de Joana D'Arc, então seria uma ótima oportunidade ler esta obra.
    Sua resenha ficou incrível e despertou bastante a minha curiosidade, vai para a minha listinha, sem sombra de dúvidas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Estou com vontade de ler esse livro porque tenho curtido muito esses livros mais históricos. Fiquei muito contente por saber que essa leitura te agradou e espero que eu consiga aproveitar a leitura, como você.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. esse livro deve ser muito bom, ccom certeza deve ser daqueles que vc nao quer largar,
    ja vi algumas resenhas e muitos elogios, ja ate adicionei a minha lista que quero ler
    parabens pela otima resenha

    ResponderExcluir
  10. Oie
    muito legal ter um livro desse para valorizar uma mulher marcante, poderosa e forte, adorei a dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir