[RESENHA] Nada A Perder - Paraíso Literário

10 de julho de 2018

[RESENHA] Nada A Perder


Oi gente! Hoje vim conversar com vocês sobre a graphic novel Nada A Perder do Jeff Lemire que foi lançada recentemente pela Editora Nemo e pela qual eu estava bastante ansiosa desde que fiz o post de lançamentos do mês um tempo atrás. Então continue lendo este post para saber mais sobre a história e a minha opinião. 

Nada A Perder conta a história de Derek Ouelette, um ex-jogador de hóquei que tinha um futuro brilhante pela frente, até que foi expulso da liga por ferir gravemente outro jogador durante uma partida anos atrás. Ele agora mora nos fundos de uma pista de hóquei em que costumava treinar na adolescência e trabalha como cozinheiro no mesmo bar que a sua mãe trabalhou. Nem de longe é o futuro que planejou.



O temperamento de Derek também não mudou com o tempo, quer dizer ele piorou. E muito. Encrenqueiro de primeira está sempre se metendo em brigas para resolver qualquer que seja o assunto. Ouelette realmente parece não conhecer outra maneira de acabar com um problema que não envolva seus punhos e isso deixa o delegado da cidade, e um dos poucos amigos do ex-jogador, em uma situação bastante complicada.

A vida de Derek já estava uma bagunça, mas quando sua irmã mais nova reaparece em sua vida fugindo do ex-namorado violento e buscando a proteção da única família com a qual ela pode contar, Derek não vê como virar as costas para Bethy e seus problemas, mas acontece que um segredo que a garota está guardando pode mudar tudo e Wade, seu ex, não parece aceitar bem o fim do relacionamento e não pretende deixar a jovem escapar tão fácil assim.

Li Nada A Perder em menos de uma hora porque estava muito curiosa para saber porque Lemire é um autor tão aclamado dentro do seu gênero. Confesso que não esperava uma história tão violenta e envolvente ao mesmo tempo. A graphic novel possui uma trama muito complexa e cheia de nuances muito bem trabalhadas pelo autor e com um desenvolvimento tão bem feito que foi impossível para mim parar e tentar levar a leitura mais devagar.



A história aborda temas muito pesados como violência doméstica e abuso de álcool e drogas de uma maneira muito interessante. Fiquei bastante incomodada com certas coisas durante esta leitura e acredito que esta tenha sido a intenção de Lemire com as passagens, o que tornou a leitura ainda mais instigante para mim.

Derek merece todo o destaque, a história dele é bastante complexa e que explica perfeitamente bem como ele se tornou esta pessoa violenta,, que conseguiu destruir seu próprio futuro porque não tinha qualquer pingo de controle ou estabilidade emocional. Foi duro entender o que motivava o personagem, mas quando aconteceu se tornou ainda mais difícil não sentir empatia por ele. 

A arte de Nada A Perder é bem diferente das outras graphic novels que tenho aqui, ela é mais "crua", mais rústica. Parece que falta um tipo de acabamento para suavizar as linhas, então combina perfeitamente com a narrativa contada por ela e foi incrível para mim perceber como essas duas partes do livro se completam para dar voz a uma narrativa única. Os tons frios de azul dominam a obra e, até onde eu sei, esta é uma das características do Jeff.



A edição está absolutamente perfeita, mantendo todo tom original da obra e com uma tradução impecável na qual foi impossível achar um erro e por isso preciso deixar aqui os meus parabéns pelo incrível trabalho do Jim Anotsu que foi o tradutor responsável. O papel é diferente das outras graphic novels da Nemo que eu tenho, mais áspero. Não sei se foi de propósito isso, mas até esse detalhe na composição do livro tornou a leitura mais especial, afinal até o papel no qual esta história foi impressa combina com ela.

Se você é um fã de graphic novel então eis aqui uma narrativa que você precisa conhecer e se você ainda não entrou para esse mundo, deixa eu te dizer que Jeff Lemire é um dos mais aclamados quadrinistas da atualidade por uma razão e Nada A Perder pode ser uma ótima forma de você conhecer este universo.








Título: Nada A Perder Páginas: 272 | Autor: Jeff Lemire  
Tradutor:  Jim Anotsu  | Editora: Nemo | Ano: 2018

11 comentários:

  1. Oi Jessie! Estou aprendendo com você a gostar de graphic novels. Achei essa maravilhosa, as ilustrações, e principalmente o tom cru que a história tem. Gostei dos personagens e dos temas que o autor colocou na história. Estou curiosa pra saber o que pode ter dado tão errado na vida Derek, porque ele saiu tanto do caminho que tinha sonhado em seguir. A edição é linda! Obrigada pela dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Hoje mesmo li algumas coisas sobre esse HQ r confesso que achei genial a ideia de colocar a trajetória problemática de Derek neste formato de graphic novels e ainda sim ser envolvente ao leitor. Mesmo com toda complexidade que mencionou esse é um livro que quero conferir, no minimo uma forma de narrativa inovadora para mim.
    ,
    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do gênero graphic novel e confesso que não sei se seria por esta obra que começaria, não que o livro ou o enredo seja o ruim, é só que a crueza em que foi feita a história me parece ser de um tom bem escuro que não sei se me agradaria no momento. Tirando isso, fico contente em ver que você gostou do enredo e também da qualidade dos gráficos e da edição em si.
    Derek deve ser um personagem bem interessante de se acompanhar. Enfim, fica a dica para os amantes do gênero.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá amore,

    Não conhecia o livro, mas gosto dessas coisas de quadrinhos, são tão fáceis de ler né.
    Gostei de enredo, parece ser muito interessante.
    Mas não é o que estou querendo ler no momento, mas vou mostrar pro meu crush que com certeza vai curtir!

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii

    Confesso que eu nunca tive a oportunidade de ler nenhum graphic nesse estilo. Fiquei impressionada com a história e também com os desenhos. Acredito que determinados pontos da história também me incomodariam, mas fiquei curiosa para a leitura.

    Beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Apesar da leitura ser fluida e rápida, HQs não são o tipo de leituras que curto realizar. O tema em si também não chamou muito minha atenção, gosto bastante de temas leves e divertidos. Mas de qualquer forma valeu a pena conhecer através das suas considerações.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oiiii,

    Não sou muito das Grafic Novels, mas esta tem uns traços muito interessantes e que me deixaram bem curiosa para poder conhecer a história e entender melhor o que levou o personagem principal a se tornar tão agressivo e porque ele gera uma empatia. Adorei a dica e quando estiver pensando em dar uma dica para este tipo de obra com certeza me lembrarei de Nada a Perder.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Já é a segunda resenha que vejo desse HQ essa semana, eu não sou uma leitora de HQ's, quero mudar isso mais ainda não achei uma que me chamasse atenção a ponto de "eu preciso ler essa HQ".

    Ótima resenha!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Não sou muito fã de HQ's, não faz muito meu estilo. Sempre que vejo fico com vontade de conhecer, ler alguma, mas acabo desistindo. Essa parece ser bem legal, os gráficos, mas não consigo sentir muita animação para ler. Vou ter que passar a dica.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jessie!
    Eu não conhecia nem a HQ nem o autor, mas interessante a história. Inicialmente achei ser algo de crimes, gangues e afins, mas bacana saber que ela foca na vida do protagonista mas também em temas como a violência doméstica e abuso de álcool. Legal que até o design da HQ tenha combinado com ela também. Eu não curto ler HQ, mas pra quem gosta é uma ótima dica.
    Beijos,
    Sâmmy

    ResponderExcluir
  11. Olá, ficou ótima a sua resenha. Essa é uma graphic novel que eu quero muito ler, especialmente por abordar temas fortes e importantes e por eu não resistir histórias onde irmãos se ajudam.

    ResponderExcluir

© 2018. Tema alterado parcialmente para Paraíso Literário. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.