[RESENHA] Neandertal, Nosso Irmão


Oi gente! Hoje vim contar para vocês a minha opinião sobre o livro Neandertal, Nosso Irmão dos autores Silvana Condemi e François Savatier que recentemente foi lançado pela Editora Vestígio. Então continue a ler para saber o que achei desta leitura!


Neandertal, Nosso Irmão é baseado na descoberta recente (de 2013, para ser mais exata) que anunciava uma coisa que, até então, era tida como algo impensável: o Homo Neanderthalensis e o Homo Sapiens não apenas coexistiram durante um certo período de tempo da história como também interagiram. O que já seria uma descoberta e tanto para História, quanto para a Paleontologia E se tornou ainda maior quando, exames genéticos, confirmaram que nossos dois ancestrais se relacionaram.

O mais interessante é que isso não durou pouco, segundo os estudo feitos, essa interação se manteve por mais ou menos cinco mil anos, o que não poderia ter acontecido se o Homem de Neandertal fosse a figura que se tinha pensado anteriormente. E é exatamente a isso que a obra se propõe: desmistificar e apresentar esse antepassado da raça humana de uma maneira bastante real.

Confesso que Neandertal, Nosso Irmão não foi uma das leituras mais fáceis que fiz este ano. A narrativa é massante em alguns pontos, mas absolutamente interessante em outros, o que fez a obra ter altos e baixos enormes para mim. Além disso, termos que são ligados à paleontologia se fazem presentes na obra, o que não seria problema se tivéssemos notas de rodapé para explica-las. Mas isso não acontece.

Eu sempre fui uma pessoa apaixonada por biologia e paleontologia, então o livro acabou sendo uma leitura bastante esclarecedora sobre diversos aspectos de ambas as áreas que eu não conhecia e/ou sobre alguns pontos que acabei por entender errado ao longo dos anos ou  ainda aqueles que estava desatualizados. Em suma, esta obra acabou se mostrando interessante para mim.

A escrita do Savatier é um pouco enrolada e tem um certo apelo romântico, o que foi bem interessante. Ele também faz algumas reflexões bem interessantes acerca do tema que se mostraram bastante relevantes, especialmente para pessoas apaixonadas pelo ramo, mas que não possuem ligações com ele (François Savatier é um jornalista). Já a contribuição de Silvana Condemi é clara quanto ao tema, ela é uma das paleontólogas e pesquisadoras mais renomadas da atualidade.

Gosto muito dessa capa, acho que tem uma arte bonita e amo o contraste entre o branco, vermelho e preto. Acho que a Editora Vestígio fez um trabalho impecável nela. A diagramação é bem simples, mas o livro traz imagens que servem para ilustrar certos argumentos usados. Acho que a única coisa que falta nesta edição são notas de rodapé para esclarecer certas coisas.

Este é um livro de não-ficção sobre um tema muito restrito, mas se você como eu é um apaixonado por história, biologia e paleontologia com certeza indico o livro, pois será uma leitura bastante reveladora, mas se você não é uma pessoa curiosa a respeito destes temas sugiro que passe a dica.








Título: Neandertal, Nosso Irmão Páginas: 240 | Autores: François Savatier & Silvana Condemi  
Tradutor:  Fernando Scheibe  | Editora: Vestígio | Ano: 2018

Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. Eu adoro esse tipo de leitura e já te digo que esse assunto ainda irá longe, pois novas descobertas e teorias aparecem todo ano. Não conhecia esse livro, mas agora já está na minha lista.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Olá... Realmente esse é um livro bem diferente do que estou acostumada a ler. Apesar de ser da área de biológicas, esse livro definitivamente nao funcionaria para mim,mesmo tendo a certeza de que ele e de fato muito interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uma obra um tanto quanto interessante, mas super entendo que pode mesmo ser uma leitura massante por tratar de paleontologia, um assunto que não tenho muito interesse, confesso. Também curti a capa e ela já soa um bom romance, então se tratando de não-ficção, pode ser uma boa pedida para quem curte o assunto.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, achei a pegada da paleontologia bem interessante, até porque nunca li nada do gênero, então me interessei bastante pela obra. A ideia de que nossos dois ancestrais já se relacionaram me deixou intrigada e vou adicionar a minha lista para uma possível leitura de fim de ano.
    Aliás, achei a capa linda.

    beijos - Anne and Cia

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra e achei interessante a premissa. Esse é o tipo de assunto que nunca tem fim, pois a cada ano coisas novas surgem. Apesar de achar interessante, eu dispenso a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sou uma apaixonada por História, mas por Biologia, não.rsrs Acho a proposta do livro muito interessante, eu não sabia sobre essa descoberta, não. Estou bem por fora de diversos assuntos, infelizmente.

    Essa descoberta não chega a me surpreender. Acho que os estudiosos ainda irão descobrir muitas coisas sobre os nossos antepassados, sobre os milhões ou bilhões de anos a.C, sobre tudo o que eles davam como certo, mas talvez não seja bem assim como acreditam. Todavia, mesmo achando interessante, não fiquei interessada em ler o livro.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oie amore,
    Não conhecia o livro até então.
    Adoro leituras fáceis, e curti a resenha do livro, mas não é algo que eu queira ler no momento.
    Passo a dica.



    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Mesmo não sendo o tipo de leitura que realize ultimamente, confesso que esse livro é bem curioso, principalmente com tantas descobertas. Saber que as espécies interagiram deve ser um achado e abre muito espaço para pesquisas e tantos outros estudos.
    Uma dica preciosa e sua resenha está muito bem fundamentada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Confesso que o livro não me atraiu, por isso não vou anotar essa dica. Gosto mais de livros de ficção, e ainda de muito romance, rs. Mas mesmo assim é uma ótima dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá, ficou ótima a sua resenha. Eu sei pouquíssimo sobre o assunto mas tenho vontade de saber mais sobre como evoluímos até chegarmos à espécie que somos hoje, mas sendo um livro um pouco massante em alguns momentos talvez não seja uma leitura muito fácil para mim.

    ResponderExcluir
  11. por mais que ache o livro extremamente importante por dismistificar o passado e apresentar um novo lado da história da humanidade, não sei se faria a leitura do livro agora, pois não é o tipo de livro que procuro no momento
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que ele não faz mesmo meu estilo. Ao contrário de você, eu nunca gostei de paleontologia e nem biologia, portanto, é um assunto que não tenho o menor interesse em ler. Então, vou seguir o seu conselho e passar a dica desta vez.
    No entanto, adorei sua resenha e fico feliz que, apesar de massante em alguns momentos, essa ainda foi uma leitura reveladora e interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu estou gostando de livros nesse estilo, mas não tenho vontade de ler esse livro, pois não gosto muito da questão lenta como esse livro parece se desenrolar, sabe? No entanto, fico muito contente por ter lido sua resenha. Acho que ele só não é pra mim rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Sinceramente não sou leitora de não-ficção (ainda pelo menos) e o tema não é algo que me atraia, mesmo que eu ache interessante não prenderia minha atenção a ponto de me fazer terminar a leitura (certeza). Sua resenha foi bem pontuada e me deixou curiosa quanto a descoberta em questão, mesmo que eu não vá ler o livro vou dar ume pesquisada sobre o assunto.

    Beijos

    ResponderExcluir