[RESENHA] Quinteto Do Tempo #2: Um Vento À Porta - Paraíso Literário

3 de julho de 2018

[RESENHA] Quinteto Do Tempo #2: Um Vento À Porta


Oi gente! Hoje eu vim conversar com vocês sobre o segundo livro da série Quinteto Do Tempo, Um Vento À Porta, da Madeleine L'Engle. Eu já postei a resenha de Uma Dobra No Tempo aqui no site e você pode conferir a minha opinião sobre a obra clicando aqui então para saber a minha opinião continue lendo.

Charles Wallace, o mais novo dos irmãos Murry, está em grande perigo, mas ninguém parece perceber o quão grave a situação. O comportamento de Charles está diferente e Meg, sua irmã mais velha, credita isto ao bullying que ele tem sofrido desde que começou a frequentar a escola, sua inteligência fora do comum parece despertar comportamentos agressivos dos colegas. 

E quando Meg tenta ter uma conversa séria com o diretor, sr. Jenkins, as coisas não saem como ela esperava e o homem não toma qualquer atitude para ajudar o pobre garoto com seu problema, o que deixa a jovem bem preocupada com a segurança do irmão que começa a falar que está vendo dragões na horta.

Os tais dragões são, na verdade, Proginoskes (ou Pergo!), querubins compostos por várias asas, ventos e chamas que não estão sozinhos, na verdade com estes seres mitológicos encontra-se Blajeny, um professor de Charles Wallace que está tentando ajudar a salvá-lo, mas é claro que não é apenas o garotinho quem está em risco, todo o planeta também se encontra em perigo e agora Meg terá que embarcar em outra aventura perigosa para tentar salvar não apenas o irmão, mas também a Terra.


Confesso que não estava especialmente empolgada com esta leitura porque Uma Dobra No Tempo me deixou um sentimento de dualidade em relação a esta série, no fim não sabia se tinha gostado ou não do livro. Um Vento À Porta trouxe certa luz a essa questão, definitivamente a história da Madeleine L'Engle é interessante, mas eu não gosto da forma como a autora conduz suas histórias.

O ritmo da narrativa é absolutamente arrastado e quando finalmente as coisas começam a acontecer dura tão pouco que não deu para aproveitar. Honestamente não sou a maior fã de narrativas lentas onde as coisas demoram muito para se desenvolver e muito provavelmente este foi o principal fator para eu desgostar tanto deste livro.

Há também o fato de que hora acho as crianças legais, mas logo acontece algo e as reações delas realmente me fazem torcer o nariz. Há uma clara evolução em relação ao primeiro volume da série, mas mesmo assim não achei que foi o suficiente. Ainda assim, de todos os personagens, Calvin segue sendo o personagem ao qual mais me afeiçoei.


A diagramação está lindíssima, a combinação dos tons desta capa me encantam muito, além disso a edição tem capa dura (como não amar?) e uma folha de guardo muito fofa com tom que combina perfeitamente com os usados na capa. A diagramação é bem simples e as páginas são amareladas, o que eu adoro.

A configuração dos Murry me irrita um pouco. As crianças tem responsabilidades que deveriam ser de adultos, os pais parecem não se importar com os quatro filhos e claramente têm uma predileção por Meg e Charles Wallace. Por outro lado foi bom ver o desenvolvimento de algumas questões do relacionamento de Meg com Charles e dela com Calvin.

A série Quinteto Do Tempo é um clássico da ficção científica e acho que foi uma leitura válida, apesar de ter gostado de pouquíssimas coisas neste segundo volume. Estou terminando de ler Um Planeta Em Seu Giro Veloz e então pretendo parar de ler a série, pois realmente não tem me agradado.







Título: Um Vento À Porta Série: Quinteto Do Tempo Páginas: 224 
 Autora: Madeleine L'Engle Tradutor:  Erico Assis  | Editora: HarperCollins | Ano: 2018


QUINTETO DO TEMPO
Uma Dobra No Tempo | Um Vento À Porta | Um Planeta Em  Seu Giro Veloz | Muitas Águas | Um Tempo Aceitável 

12 comentários:

  1. Oi Jessie! Confesso que desanimei de ler a série justamente pela resenha do primeiro volume, que eu achei bem desanimadora! Pensei que encontraria uma fantasia bem dinâmica, cheia de boas pegadas, mas fiquei bem desinteressada.. Achei um pouco confusa a narrativa, sem desenvolvimentos importantes. E agora lendo essa, e sabendo que você vai abandonar a série no terceiro volume.. É uma pena quando esperamos uma boa leitura e nos decepcionamos.


    Bjoxx - Aline

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que pena que você não gosta da forma que a autora conduz a história. Realmente é chato quando as coisas em uma história demora acontece e quando ocorre é rápido demais. Pelo que li de sua resenha, o livro não me despertou interesse. A diagramação do livro apresenta está lindíssima mesmo. Tomara que ao ler outro livro dessa autora lhe agrade mais. Beijos'

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessie!
    Eu conheci esses livros por causa do filme da Disney, mas apesar de ter ficado um pouco curiosa com o trailer dele e querer assistir, não sei se tenho interesse em ler os livros, até porque li várias críticas negativas a respeito deles. Então, acho que só vou assistir o filme.
    Mas gostei bastante da sua resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Vejo algumas críticas negativas dessa série e fico tão em dúvida do que vou achar. Claro, estou louca pra ler o primeiro livro, até já comprei, mas tenho medo de não gostar. Por isso to dando um tempo para ler no momento certo, até porque adoro esse tipo de livro.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Eu já não curto muito ficção científica e quando a história tem tantas falhas assim aí mesmo que não me animo a ler. Com tantos livros maravilhosos aguardando na lista para que perder tempo, não é mesmo?

    Até tinha ficado curiosa por ver tanta gente falando da série, mas não pretendo ler, não. Nem no futuro.rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Jessie,
    Que pena que esse livro tenha te decepcionado e que você não goste da forma como a autora conduz suas histórias. O primeiro livro me encantou completamente, pois achei o livro interessantíssimo e repleto de metáforas que vou levar para toda a minha vida, sabe? Esse segundo volume, no entanto, não me agradou tanto, senti falta de alguma coisa, mas não sei explicar o que é.
    Espero que o próximo volume me agrade mais, pois sei que o livro dá um salto no tempo, né?
    Adorei conhecer suas impressões, pois curto muito ler impressões diferentes da minha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Já tinha visto o primeiro livro e não sabia que se tratava de uma série. A premissa não me atrai muito, eu não me vejo lendo esse livro. Se eu o comprasse, ele acabaria ficando na estante. Infelizmente vou passar a dica.

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu ainda não li Uma dobra no tempo, porque eu realmente fiquei desinteressada, haha. No entanto, espero dar uma oportunidade algum dia desses. Eu gosto de narrativas mais lentas, mas quando ela é lenta porque é descritiva e não porque é enrolação do autor sabe? É uma pena que a leitura tenha sido tão desgastante para você. :(

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jessie!
    Eu nunca fui muito ligada em ficção científica, por isso não fazia sequer ideia que essa série era um pouco mais extensa, de cinco livros. Ainda assim, tive lá certa curiosidade com o enredo após sair o trailer da adaptação, que eu quase cogitei ver, até ver comentários desanimados sobre ele e logo mais os livros propriamente ditos. É uma pena quando estamos de frente pra algo que promete muito mas não cumpre nada; a narrativa arrastada também é um ponto que já me repele em livros, então somado aos demais pontos baixos dessa leitura, realmente é uma dica que irei deixar passar. Ótima resenha, porém!
    Beijos,
    Sâmmy

    ResponderExcluir
  10. Olá, uma pena que a série não esteja lhe agradando e a leitura lhe pareça lenta. Eu estava super empolgada para ler os livros mas agora acho que vou comprar só o primeiro, se eu gostar, continuo lendo. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Desisti de ler essa série. É enorme e pela forma como a autora conduz a trama fiquei com a impressão de uma narrativa bem lenta e cansativa.
    As capas são lindas e gostei bastante da sua opinião sincera, mas no momento acho que realmente não darei oportunidades. Vou aguardar a adaptação pra depois decidir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Ultimamente, tenho visto muitas resenhas tanto desse volume quanto do próximo, tenho interesse em ler, pois me parece ser uma fantasia fascinante, além disso viagens do tempo é algo atrativo. No momento, não estou começando novas séries, mas se a oportunidade surgir, com certeza será bem aproveitada.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 2018. Tema alterado parcialmente para Paraíso Literário. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.