[RESENHA] Todos Os Homens do Kremlin


Oiii gente, hoje eu vim falar para vocês sobre o livro "Todos Os Homens do Kremlin", do autor Mikhail Zygar, ex-editor-chefe da única emissora de TV independente da Rússia, a TV Rain (Dozhd). O livro foi lançado a pouco tempo pela Editora Vestígio. Continue lendo para saber mais sobre essa obra. 

Depois de 15 anos de sua ascensão ao poder muitos se perguntam, quem é o sucessor de Boris Ieltsin? Vladimir Putin. Quais suas motivações? Quais suas crenças e chances de sucesso? Putin é o exato oposto de Ieltsin, ele é durão e autoconfiante, mas o que esconde atrás da sua posição, quem é o individuo implacável do nosso pensamento?

Todos Os Homens do Kremlin narra os bastidores de como Vladimir Putin chegou ao poder de uma forma bastante peculiar. Através de entrevistas inéditas feitas a pessoas de seu círculo mais próximo temos a visão de Putin um tanto quanto diferente da que conhecemos hoje, Zygar consegue trazer algumas reflexões bem sutis (mas absolutamente relevantes) sobre a figura do homem forte e inabalável que vem comandando a Rússia nos últimos anos.

Mas a obra ainda apresenta outros aspectos do poder exercido por governantes que são subordinados a presidente e como isso realmente afeta as regiões que estão sendo submetidas a estes homens. Além, é claro, de toda influência que Putin tem ao seu dispor e do qual, ao mesmo tempo, depende para se manter dentro deste jogo cujas regras variam o tempo todo.

Eu comecei o livro com certo receio, pois nas primeiras páginas não estava entendendo nada, mas conforme evoluía na leitura peguei o ritmo do autor, e a trama fluiu super bem. Esse é o primeiro livro de não ficção que eu consegui ler do mesmo jeito que os de ficção.

Pensei que ia abrir o livro e encontrar o enredo como os de obras didáticas, mas fiquei surpresa em ver como foi diferente. Por se tratar da política russa, pensei que seria de difícil entendimento, mas o autor consegue levar a escrita com tanta leveza que não tem dificuldades. São muitos nomes e muitas informações, sim, mas não de um jeito cansativo. 

Na verdade, cada página do livro se assemelha a um thriller. Você se pega imaginando nas estratégias usadas, nas atitudes tomadas, na personalidade de cada integrante do circulo íntimo de Putin, até dele mesmo.

O livro mostra a evolução da mentalidade desse homem intrigante, e também todas as maquinações por trás de várias pessoas desse meio político, principalmente as estratégias e interesses do Kremlin.

O livro é um mundo de influências, estratégias, interesses, ambições e ego. A imagem do “rei” como um homem forte é questionada, no lugar disso aparece um homem comum, que é influenciado e até enganado por pessoas tão ambiciosas quanto o próprio e com quem trabalha.

Um capítulo que me chamou muito a atenção fala sobre o desastre com o submarino nuclear Kursk. Isso foi algo interessante e triste, por causa de todas as mortes, e fiquei bem indignada diante a reação de Putin quanto a isso. Depois de ler essa passagem, pesquisei mais sobre o assunto. Toda essa procura depois de ler alguns capítulos me deixou muito feliz, pois foi algo que fiz quase involuntariamente, são informações muito relevantes para o conhecimento.  

O livro tem quatro divisões, cada uma contando uma parte da vida de Putin, mostrando como ocorreram tantas mudanças com esse líder, mudanças principalmente por parte de sua comitiva, que atuam como “mão oculta do rei”. 

No final de algumas páginas vêm notas de rodapé, explicando alguns detalhes, o que deixa o entendimento mais fácil, o que me deixou muito feliz. 

O livro tem páginas amareladas, e uma diagramação simples. Achei a capa maravilhosa, tudo nela se destacou muito bem, o único problema são os capítulos começando no final do outro, isso me incomoda um pouco, mas nada que vá me matar. 

Eu sou uma pessoa apaixonadíssima por história e gosto bastante de política, e esse livro é a combinação perfeita dos dois. Talvez esse livro seja muito maçante para quem não curte todo esse mundo, mas se você compartilha desse gosto, eu super indico essa leitura.






Título: Todos Os Homens do KremlinPáginas: 348Autor: Mikhail Zygar  
Tradutor: Rogério Bettoni  | Editora: Vestígio | Ano: 2018

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Olá.
    Gosto muito de política, estudo e debato isso o tempo inteiro, afinal, até o shampoo que usamos é um ato político e dependendo do caso, partidário, enfim, gostaria de saber mais da abordagem da obra, mas para isso sei que preciso ler, sua resenha me deixou no mínimo curiosa

    ResponderExcluir
  2. Também adoro história e gosto de conhecê-la de diversas formas e perspectivas. Adicionei esse livro na lista de desejados. Sei que não será uma leitura fácil e rápida, mas quero dar uma chance <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem? Não conhecia a obra, fiquei bem curiosa com a abordagem do livro, acredito ser uma ótima dica para quem busca aproximação com a política, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito do assunto, por isso o livro não me interessou tanto. Mas confesso que pela sua resenha, quem gosta de política vai gostar bastante da leitura. A obra parece ser muito interessante.
    beijos

    ResponderExcluir